Ampliação de leitos e definição de fluxos assistenciais são tema de reunião entre Regional de Saúde de Manhuaçu, COSEMS e hospitais da região.
Foi realizada nesta terça-feira, 17/03, duas reuniões no auditório da Regional de Saúde de Manhuaçu com Hospitais das Microrregiões de Carangola e Manhuaçu e COSEMS. O objetivo foi levantar a possibilidade de abertura de novos leitos de internação e leitos de UTI, visando um aumento de demanda provocada pelo COVID -19.
As reuniões aconteceram em horários distintos para evitar a aglomeração no auditório. Outra orientação foi que os presentes mantivessem uma distância razoável um dos outros. Ao abrir os encontros, o Superintende Regional de Saúde, Juliano Estanislau, frisou que o momento é extremamente delicado.
“Estamos atendendo uma solicitação da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para mapear os leitos existentes e promover as ampliações necessárias, pensando em um cenário semelhante ao que ocorreu em outros países. Nosso trabalho visa a conscientização da sociedade para desacelerar o avanço da epidemia, mas também precisamos estar preparados para o pior”, pontuou.
Durante as reuniões, foi apresentado o quantitativo de pessoas idosas cadastradas nas duas microrregiões e uma estimativa de leitos que seriam necessários para atender os casos que possivelmente evoluírem para quadros graves.
Informações da Assessoria de Comunicação da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim