13/03/2020 às 15h24min - Atualizada em 13/03/2020 às 15h24min

Agroturismo: diversão para os visitantes, renda para o produtor rural

Turismo no Caparaó

A região do Caparaó capixaba já conta com diversas empresas e gera emprego e novas oportunidades.
 

O modelo de turismo em que sítios e fazendas abrem suas porteiras para oferecer produtos típicos e lazer aos visitantes tem sido um sucesso. Estimativas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) calculam que a região do Caparaó Capixaba já conta com diversos  empreendimentos com grande potencial.

A atividade é completamente ligada ao meio rural e ao turismo,  e diversificou a renda das famílias de produtores para além da agricultura e pecuária. Cada empreendimento emprega, em média, três funcionários, o permitido para ser considerado agroturismo, com famílias vivendo diretamente dessa modalidade de turismo.

Os produtores rurais do Caparaó Capixaba passaram a se atentar para as vantagens de receber turistas e fazê-los permanecer por mais tempo na região onde fica o Pico da Bandeira. Se antes os visitantes tinham como destino apenas a terceira montanha mais alta do Brasil, atualmente eles têm opções diversas de lazer, gastronomia e ecoturismo no distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto.


Restaurante e Pizzaria Casa do Lago - Pedra Menina ES


Nos últimos cinco anos, a localidade vive uma expansão de empreendimentos, que vão desde pizzarias, cafeterias servindo bebidas de paladar superior a partir de grãos especiais produzidos na região até bares com cervejas artesanais e restaurantes sofisticados.


Certificação

A certificação é utilizada para conhecer a procedência de serviços ou produtos, quando as características do que é comercializado remetem ao local de origem ou no momento que a área tornou-se mais conhecida.


A mesma marca de respaldo internacional vai imprimir também mais notoriedade aos cafés do Caparaó. Um inventário sobre as características únicas do produto está em fase avançada para conquistar a Indicação Geográfica em breve.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90