26/02/2020 às 12h10min - Atualizada em 26/02/2020 às 12h10min

Confirmado o primeiro caso de Coronavírus do Brasil

Alerta

Exame de contraprova para o teste inicial positivo atestou que homem de 61 anos, de São Paulo, foi infectado pelo vírus durante viagem de trabalho à Itália.

O primeiro caso do novo coronavírus na América Latina foi confirmado. A contraprova de um paciente de São Paulo que já havia sido notificado como caso suspeito na noite dessa terça-feira (25) também deu positivo.


Com a confirmação, o Brasil é o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do novo vírus que já matou 2.708 pessoas no mundo. O paciente, um homem de 61 anos, foi atendido na segunda (24), e a Vigilância Epidemiológica de São Paulo foi notificada terça-feira (25). “O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias”, diz nota do Hospital Israelita Albert Einstein.


O homem, residente em São Paulo, esteve na Itália a trabalho no período de 9 a 21 de fevereiro.

Iniciado na China em dezembro, o surto já tem cerca de 80 mil casos pelo mundo e mais de 2,7 mil mortes. Desde o fim da semana, a explosão de casos da Itália tem elevado o alerta global sobre a doença.


Nessa segunda-feira (24) o Ministério da Saúde ampliou os critérios para definição de caso suspeito para o novo coronavírus. Agora, também estão enquadradas dentro desta definição as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e chegando dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia. A lista já incluia, além da China, Cingapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Japão, Tailândia e Vietnã.


A doença continua se espalhando pela Europa. Na Itália, o número de mortes pelo vírus saltou para 11 e o total de casos confirmados subiu para 300. Na Espanha, um hotel nas Ilhas Canárias com 1 mil hóspedes e funcionários foi posto sob quarentena, depois da confirmação de um caso no local, de um turista italiano. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90