O instrutor Mauro Mansur Furtado explica que o objetivo do curso é agregar valor à atividade leiteira, ensinando o pequeno produtor a transformar o leite em derivados. Durante as 40 horas-aula, a turma aprendeu a fazer os queijos mussarela (cabacinha, trança, nozinho, palitinho e barra), minas padrão, minas frescal, ricota, requeijão em barra, iogurte e doce de leite.
“Além das receitas, ensinamos também técnicas de higienização, manipulação, resfriamento, pasteurização e, ainda, noções de gestão de negócio e custos de produção. Dessa forma, os participantes têm a oportunidade de corrigir problemas encontrados na linha de produção, adquirir novos conhecimentos e aprender a fazer outros produtos”, explica o instrutor.
Mauro também destaca que a maioria dos alunos já tinha experiência com derivados do leite, mas faltava orientação para padronizar os produtos e garantir qualidade e segurança alimentar.
É o caso de Maria Aparecida Rocha, moradora da zona rural de Espera Feliz, que já fabricava e comercializava iogurtes e queijos no município. Ela se inscreveu no curso em busca de especialização. “Consegui aperfeiçoar minhas técnicas e tirar todas as dúvidas que eu tinha sobre o processo de produção”, assegura. A produtora afirma que já iniciou a semana colocando em prática os novos conhecimentos adquiridos e promete levar três novas qualidades de queijo para a próxima feira livre da cidade.
Senar MG