19/02/2020 às 12h20min - Atualizada em 19/02/2020 às 12h20min

Nem a chuva impediu produtores de concluírem o curso de Derivados do Leite em Espera Feliz

SENAR MG

Buscando garantir qualidade e segurança alimentar, produtores rurais de Espera Feliz participaram, na última semana, do curso de Pasteurização do Leite e Fabricação de Laticínios, promovido pelo Sistema Faemg / Senar Minas, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais da cidade, e com mobilização de Leonardo Chaves de Souza. Nem mesmo as fortes chuvas que atingiram a região impediram que os nove alunos se empenhassem para aprimorar seus conhecimentos.
 

O instrutor Mauro Mansur Furtado explica que o objetivo do curso é agregar valor à atividade leiteira, ensinando o pequeno produtor a transformar o leite em derivados. Durante as 40 horas-aula, a turma aprendeu a fazer os queijos mussarela (cabacinha, trança, nozinho, palitinho e barra), minas padrão, minas frescal, ricota, requeijão em barra, iogurte e doce de leite.

“Além das receitas, ensinamos também técnicas de higienização, manipulação, resfriamento, pasteurização e, ainda, noções de gestão de negócio e custos de produção. Dessa forma, os participantes têm a oportunidade de corrigir problemas encontrados na linha de produção, adquirir novos conhecimentos e aprender a fazer outros produtos”, explica o instrutor.

Mauro também destaca que a maioria dos alunos já tinha experiência com derivados do leite, mas faltava orientação para padronizar os produtos e garantir qualidade e segurança alimentar.

É o caso de Maria Aparecida Rocha, moradora da zona rural de Espera Feliz, que já fabricava e comercializava iogurtes e queijos no município. Ela se inscreveu no curso em busca de especialização. “Consegui aperfeiçoar minhas técnicas e tirar todas as dúvidas que eu tinha sobre o processo de produção”, assegura. A produtora afirma que já iniciou a semana colocando em prática os novos conhecimentos adquiridos e promete levar três novas qualidades de queijo para a próxima feira livre da cidade.

Senar MG

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90