20/12/2019 às 13h32min - Atualizada em 20/12/2019 às 13h32min

Dores do Rio Preto atinge a cobertura vacinal de 95% contra o sarampo

Repasse Federal

O Espírito Santo ficou em primeiro lugar no Brasil, onde os demais Estados tiveram municípios que conseguiram arrecadar os 50% dos recursos financeiros repassados pelo Ministério da Saúde, de acordo com a cobertura vacinal da primeira etapa da campanha contra o sarampo. Dos 78 municípios capixabas, 70 receberão o restante do incentivo financeiro federal para reforçar ações e medidas locais, no âmbito da Atenção Primária e da Vigilância à Saúde.

Esse repasse federal aconteceu após o Ministério da Saúde publicar a Portaria GM nº 2.722, em 15 de outubro de 2019, que estabelece o incentivo financeiro para a implementação e fortalecimento das ações de ampliação da cobertura vacinal da Tríplice Viral e de prevenção, controle do surto e interrupção da cadeia de transmissão do sarampo e outros agravos imunopreveníveis.

Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e serão enviados aos fundos de saúde dos municípios em caráter excepcional. Essa é a primeira vez que o Ministério da Saúde realiza repasses financeiros, a partir da meta alcançada numa campanha de vacinação.

Para serem beneficiados com o reforço financeiro, os municípios precisam cumprir duas metas: alcançar 95% de cobertura vacinal e informar o estoque das vacinas de poliomielite, tríplice e pentavalente à Secretaria da Saúde e ao Ministério da Saúde. Os dez municípios do Espírito Santo que alcançaram os maiores resultados de vacinação na campanha foram Dores do Rio Preto, Laranja da Terra, Rio Bananal, São Roque do Canaã, Marilândia, Bom Jesus do Norte, Itarana, Vila Pavão, Jerônimo Monteiro e Pedro Canário.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90