19/12/2019 às 12h39min - Atualizada em 19/12/2019 às 12h39min

Copasa poderá ser multada em caso de irregularidades

Requerimento aprovado

Requerimento de autoria do Deputado Estadual Cleitinho foi atendido pelo Governador Zema e a partir de 2020 a Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto de Minas Gerais – ARSAE, passará a ter poder para multar a COPASA e a COPANOR, quando estas não cumprirem suas obrigações contratuais, cronograma de obras e outras determinações legais referentes a saneamento.

 

O requerimento é o 2.097/2019 que foi protocolado por Cleitinho em julho deste ano, alertando ao governo que em gestões anteriores a ARSAE foi criada mas sem possibilidade de cumprir de fato seu papel, já que não foi dada a agência a autonomia para punir os casos de irregularidades constatadas. Até então, ela vinha atuando apenas como mediadora o que na prática compromete a eficiência da fiscalização.

 

A Resolução Normativa 133/2019 foi publicada no dia 09 de dezembro e dá várias ferramentas para a fiscalização que vão desde a elaboração de Termos de Ajustamento de Conduta, advertências até multa pecuniária (em dinheiro) e entra em vigor a partir 20 de maio de 2020. Neste prazo, a empresa deverá corrigir todas as situações irregulares ou já estará sujeita às punições.

 

O Deputado Cleitinho comemorou a publicação da resolução já que mais rigor com a COPASA é uma das reivindicações que vem batalhando junto ao governo de Minas e agradeceu ao Governador Zema por ter feito o que nenhum dos gestores anteriores fez, que era olhar o lado da população e não o da empresa. Cleitinho espera que com a aplicação das multas, ao sentir o impacto nos lucros da empresa, os próprios acionistas venham a intervir para mais eficiência e a direção deverá se empenhar para dar celeridade aos investimentos que devem ser feitos nos municípios mineiros.

Com a fiscalização prometida, a população espera melhoras nos serviços prestados em Espera Feliz, principalmente quanto a falta de água que ocorre na cidade sem aviso prévio. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90