10/12/2019 às 14h26min - Atualizada em 10/12/2019 às 14h26min

Últimos dias para vacinar o rebanho contra febre aftosa

Índices abaixo da média

Termina neste domingo (15) o prazo para vacinar bois e búfalos, de todas as idades, contra febre aftosa. Segundo dados do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), até o momento, foi registrado um percentual de 84% de comprovação de vacinação em todo o Estado.

Alguns municípios do sul do Estado, como Alegre, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto e Muniz Freire;  por exemplo, apresentam índices significativamente inferiores à média estadual, demandando maior atenção dos produtores para vacinarem e comprovarem dentro dos prazos estabelecidos.


A vacina deve ser adquirida em lojas agropecuárias cadastradas junto ao Idaf e só podem ser compradas durante o período da campanha. “Como esta etapa se encerra em um domingo, é importante que os produtores estejam atentos para realizarem a compra previamente”, alerta o médico-veterinário do Idaf José Dias Porto Júnior, responsável pelo Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa no Instituto.

 

A campanha foi prorrogada em função das chuvas que atingiram o Estado em novembro. Além da vacinação, também é obrigatório proceder a comprovação do procedimento, que pode ser feito pelo site do Idaf, até o dia 15 de dezembro, ou nos escritórios do Instituto, até o dia 23 deste mês.

 

A imunização do rebanho é essencial para manter o status de zona livre da doença, além de ser um dos principais fatores considerados para a proposta de retirada da vacinação ao fim do primeiro semestre de 2021.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »