07/11/2019 às 10h51min - Atualizada em 07/11/2019 às 10h51min

Reunião busca fortalecimento do turismo no Caparaó Capixaba

Desenvolvimento do Turismo

Aconteceu nesta terça-feira (5), no auditório da Associação Comercial de Guaçuí (Acisg), a primeira reunião da Câmara Técnica de Turismo, do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da região do Caparaó.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Dores do Rio Preto, São José do Calçado, Guaçuí, Ibitirama e Alegre. O Conselho abrange todos os 11 municípios do Caparaó capixaba.

De acordo com a coordenadora Dalva Ringer, este primeiro momento foi para traçar os objetivos da Câmara. “Secretários de turismos, gestores e empreendedores foram chamados para fazermos um levantamento de tudo que for necessário para o desenvolvimento do turismo”, explica Ringer.

 
 

O Conselho, segundo a coordenadora, também tem o intuito de atrair o governo do Estado para uma maior participação no turismo do Caparaó. Mas antes é preciso “deixar a casa arrumada”. “Vamos primeiro fazer nosso dever de casa para então cobrar do Estado. Deixar tudo organizado”.

E para nortear o grupo, metas foram estabelecidas durante a reunião, com a definição se ações a serem alcançadas, com seus respectivos responsáveis, parceiros e prazo de execução.

Entre as metas está a de política de turismo, municipal, estadual e federal. Neste exemplos as ações a serem adotadas pelo Caparaó e a lei de turismo, conselhos municipais, regimento interno, fundo municipal de turismo.

O turismólogo, membro da secretaria de Cultura de Alegre, enfatizou que “O setor de cultura e esporte é visto como gasto, mas muitas vezes não se enxerga que trazer turista é movimentar a economia.”

A ideia de união entre os municípios foi considerada primordial para o desenvolvimento do turismo na região. Entre as sugestões está a criação de um calendário unificado na região do Caparaó, no intuito de não haver conflitos entres os festejos nos municípios, organizando melhor o fluxo de turistas.

No próximo dia 14, em Ibitirama, será a vez de realizar um encontro regional, onde cada grupo apresentará o que foi discutido.

90,5 FM


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90