A Polícia Militar Ambiental e o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram, durante o período de Carnaval, a Operação Carnafiscal nas proximidades do Parque Nacional do Caparaó, na região do Caparaó Capixaba.
Durante o patrulhamento, todas as pessoas que acessaram a região sem a devida autorização foram abordadas, notificadas pelo ICMBio e orientadas sobre a legislação ambiental vigente.De acordo com a Lei 9.985/2000, o Parque Nacional do Caparaó é classificado como uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, categoria destinada à preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica.
A operação carnal fiscal integra as ações de fiscalização ambiental promovidos regularmente durante o período de grandes frutos turístico, com o objetivo de garantir a preservação do parque nacional do Caparaó e coibir práticas ilegais em áreas protegidas