O Governo do Estado do ES divulgou, nesta terça-feira (05), a classificação da primeira fase do Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo. Foram selecionadas 20 amostras de cafés capixabas na primeira etapa de avaliação sensorial, sendo 10 de café arábica e outras 10 de conilon.
Destaque na classificação vai para produtora de Dores do Rio Preto, Samela Cezarete Freitas, do Camping Café com Morango.
As provas das amostras foram realizadas na última semana de outubro, no Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes), localizado na Fazenda Experimental do Incaper em Venda Nova do Imigrante. Os degustadores avaliaram vários aspectos como aroma, sabor, doçura, acidez, equilíbrio e sabor residual.
Até a fase final, será realizada a auditoria nas propriedades dos finalistas. As informações do Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo estão dispostas no edital publicado no site da Seag.
Nesta terceira edição, a BSCA (sigla em inglês para Associação Brasileira de Cafés Especiais) foi contratada para chancelar o concurso e dar ainda mais credibilidade aos critérios de avaliação das amostras de café.
As análises foram realizadas via cupping, método oficial de prova de café no qual as amostras seguem um padrão definido pelo mestre de torra e passam por avaliação de juízes convidados, todos certificados.
A análise sensorial para o café arábica é realizada conforme a metodologia do principal concurso de qualidade do mundo, o Cup of Excellence, criada pela Alliance For Coffee Excellence (ACE). Já para o café conilon, são seguidos os critérios do Fine Robusta Cupping Form, do Coffee Quality Institute (CQI).