Mais de 250 homens e mulheres que preservam a tradição das montarias participaram do 1º Encontro de Muladeiros que aconteceu em Dores do Rio Preto, no último sábado (22).
O evento começou logo cedo, às 07:00 horas, com um delicioso café da manhã para os participantes. Após a benção dos muladeiros, as comitivas saíram do Campo do Bambu, deram a volta no Córrego do Cerro e retornaram para uma fazenda ao lado do Campo, na Comunidade São José do Bambu.
O almoço foi em grande estilo, com fogo de chão onde assaram carne de carneiro e costela. A Comitiva Muares no Estradão Mantendo a Tradição, de Jerônimo Monteiro esteve presente trazendo 31 animais, além de outros municípios do ES, como Divino de São Lourenço, Ibitirama, Ibatiba, Iúna, Guaçuí, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Serra, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, além de outros estados como litoral do Rio de Janeiro; Valadares, Espera Feliz, Carangola e Manhuaçu em Minas Gerais. As inscrições para participação no encontro foram até dia 16/06, no domingo.
A 1ª edição contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Secretaria de Obras; e a organização foi realizada por Douglas de Souza Zini, Lucas Peroba e Juninho da Comitiva Muares no Estradão Mantendo a Tradição, e agradeceram ao comércio local e aos proprietários da Fazenda que cederam o espaço, Paulo e Fernanda.
O encontro foi exclusivo com muares e seus reprodutores, não sendo admitida a participação de outra espécie de animal. A primeira edição foi um sucesso e o 2º encontro acontece no próximo ano, 2025.
Por Jacyara Marques - A Notícia do Caparaó