O Festival Gamô é um evento que valoriza a riqueza e autenticidade da gastronomia local. Com pratos preparados com ingredientes frescos e típicos da região, o festival proporcionou uma experiência única para os amantes da boa comida em Alto Caparaó.
"A região, gastronomicamente falando, possui uma cultura cafeeira muito forte, também em quitandas e subprodutos do café como chocolates, licores e artesanatos. Muitos dos estabelecimentos e da população estão localizados na zona rural, por esta razão, também estão presentes muitos dos pratos típicos da comida mineira: carne de lata, tutu de feijão, angu, hortaliças refogadas", antecipa a chef Carolina Fadel, que assina organização e curadoria gastronômica do Gamô em parceria com Maria Clara Magalhães. A dupla é conhecida por comandar a Matula Cozinha, em BH.
As experiências gastronômicas do Gamô incluem a presença de empreendimentos e produtores das cidades de Alto Caparaó, Espera Feliz, Caparaó e Alto Jequitibá. A curadoria preparou uma seleção de restaurantes locais, e apresentaram cardápios elaborados com auxílio das chefs organizadoras.
O público pode conferir exposição e degustação dos cafés produzidos na região, merceria com produtos e quitandas típicos, além de cozinhas show com as chefs Fadel e Magalhães. Durante o evento, chefs e cozinheiros locais se unem para criar pratos que destacam os sabores regionais, respeitando as tradições culinárias e valorizando os produtores locais.
O outro eixo principal do evento foi uma experiência turística e esportiva nas montanhas do Caparaó. Foi a primeira vez do festival gastronômico e coincidiu com a terceira edição do evento de trail running Ultra Trail Caparaó, que neste ano abrigou ainda o primeiro Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha pela Confederação Brasileira de Atletismo.