21/05/2024 às 11h56min - Atualizada em 21/05/2024 às 11h56min
Incentivo à piscicultura ornamental em Carangola
Criação de peixes
De olho em um mercado em plena expansão, produtores rurais de Carangola, na Zona da Mata de Minas, estão apostando na criação de peixes ornamentais. Atendendo ao interesse do público e do poder executivo local, o Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola tem oferecido cursos na área, e os resultados já apareceram.
Aos 23 anos, Pablo Souza Aredes, da comunidade de Conceição, aposta que a atividade é promissora.
“Meu tio já criou peixes ornamentais e deu muito certo. Meu pai se interessou pela área e isso me incentivou a fazer o curso”, contou. O jovem fez o treinamento para criação de peixes ornamentais em outubro de 2023 e iniciou a produção da espécie molinésia. Com sete matrizes, ele já produziu mais de 400 filhotes que estão prontos para a comercialização.
Já Danilo Cireli Lopes fez o curso em março deste ano, com um objetivo claro: “buscar uma atividade paralela à cafeicultura e que ajude na renda da propriedade", afirmou. Após o treinamento ele começou a criação e já faz planos para o futuro próximo. “Já estamos em contato com possíveis clientes. Agora é trabalhar e cuidar da qualidade dos animais para, em breve, termos um bom produto para oferecer”.
Incentivo
Dezenas de produtores capacitados pelo Sistema Faemg Senar estão entre os 30 cadastrados pela prefeitura local para fazer parte do projeto que incentiva e fomenta a piscicultura ornamental em Carangola.
Um decreto municipal de novembro de 2023 prevê o auxílio para a criação de peixes “com eficiência e qualidade, seguindo as normas ambientais e capacitando os produtores”, como destaca o diretor de aquicultura da Secretaria Municipal de Agricultura, Juarez Hosken Filho.
As ações da primeira etapa do projeto contemplam assistência técnica especializada e construção de 12 tanques de alvenaria. O Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola e o instrutor do Sistema Faemg Senar Guido Salardani estão participando ativamente da idealização e implementação do projeto.
“Em 2023 fizemos um dia de campo para que os produtores conhecessem a atividade e quase 200 pessoas participaram, se interessaram e já começaram suas criações. Apoiamos a iniciativa do prefeito Silas Vieira, e está dando certo. Já temos peixes no município e alguns produtores vendendo", contou a agente de desenvolvimento rural do SPR, Fernanda Azevedo Monteiro.
Ela destaca que a entidade “acredita que Carangola pode se destacar na piscicultura ornamental e trazer uma nova fonte de renda agrícola, além do café e do leite”.