O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB), na Zona da Mata mineira, recebe cada vez mais entusiastas da astronomia. Entre os dias 3 e 6 de maio, a unidade de conservação recebeu a segunda visita de pesquisadores do projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Um dos objetivos do grupo é analisar as condições do parque para que ele e o Parque Nacional do Caparaó sejam reconhecidos internacionalmente como locais ideais para a observação astronômica, por parte da International Dark-Sky Association (IDA), devido a baixa poluição luminosa na unidade de conservação estadual.
O evento é uma iniciativa da agência Caminhantes do Caparaó e tem o apoio, além do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Rede Céus Estrelados do Brasil, DarK Sky Brasil e do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).
A equipe de Astronomia da UFRJ que estuda as condições do parque é liderada pelo professor Daniel Mello. Saiba mais em www.ief.mg.gov.br