Grupo Teatral Caparaó estreia peça dia 24
Novo espetáculo
O público em Guaçuí será o primeiro a conferir “Carne viva”, novo espetáculo do Grupo Teatral Caparaó. A peça traz entre as propostas o questionamento em temas que ainda são considerados tabus na sociedade. Será neste sábado (24), no Teatro Fernando Torres.
As três primeiras apresentações têm entrada gratuita e início às 20h. No dia seguinte, o palco é o Teatro Sônia Cabral, em Vitória. A terceira ocorre em Alegre, na Biblioteca Municipal, no dia 2 de março.
Será o retorno da trupe após a turnê que visitou todas as regiões do Espírito Santo, somando público de 3 mil pessoas, em 13 apresentações.
Com dramaturgia de Danyel Sueth e direção de Ribamar Ribeiro, “Carne viva” se compromete em ser um espetáculo contemporâneo com recorte atemporal. Nele, Tom e Helen, interpretados por Danyel Sueth e Eliane Correia, respectivamente, trazem à tona a vivência do casal. Essa intensa conexão adentra o universo de relações que, de tão extremas, implodem a vida dando a ela caminhos imprevisíveis e incontroláveis.
Em 13 anos de trajetória, é a primeira vez que o Grupo Teatral Caparaó traz um diretor externo para a montagem de um espetáculo.
Ribamar Ribeiro é ator, diretor, dramaturgo e professor de artes visuais, já escreveu e dirigiu mais de 50 espetáculos teatrais, além de ser Mestre em Artes – Arte e Cultura Contemporânea pela Uerj. Segundo ele, “Carne viva” é extremamente intenso, contemporâneo e antenado com as discussões das novas relações entre as pessoas.
“Levar a minha proposta como diretor para artistas de outras regiões sempre é um lindo desafio. Nesse sentido, temos as trocas de experiências e vivências. E foi assim que aconteceu com a montagem desse novo trabalho”, avalia.
“Carne viva” nasceu da Residência Teatral, promovida com recursos do Funcultura, da Secretaria Estadual de Cultura.
“As questões que estão abordadas ali estão na ordem do dia sobre o que a sociedade discute e ainda são consideradas tabus. Muitas pessoas ajudaram a construir essa dramaturgia, como o Ribamar e Lívia Corbellari, que esteve comigo no começo do processo. É uma ousadia o texto da peça, com riscos, certamente, mas entendo que é um texto necessário”, afirma Danyel Sueth.
Ficha técnica
Direção: Ribamar Ribeiro Elenco: Danyel Sueth e Eliane Correia Dramaturgia: Danyel Sueth Direção de arte: Flaviane Fonseca Assistente de direção: Ivan Forneron Cenário: Wendel Olla Figurinos: o grupo Iluminação: Carlos Olla Trilha original: Lucas Arruda Canção original: Danyel Sueth Sonoplastia: Flaviane Fonseca Produção: Luiz Carlos Cardoso Assessoria de imprensa: Taynara Barreto Fotos: Taynara Barreto e Flaviane Fonseca Designer gráfico: Danyel Sueth e Vangelis Santos Tradutora de Libras: Danielle Lino Realização: Grupo Teatral Caparaó
Apoio: Secretaria de Estado da Cultura