No dia 16/01/2024 foi realizada a primeira diálise peritonial na UTI-NEONATAL da Casa de Caridade de Carangola. Realizado em um recém-nascido prematuro de 26 semanas , pesando 960g , que apresentou quadro gravíssimo, necessitando da intervenção para sobrevivência.
Esse procedimento é um marco para a Casa de Caridade de Carangola, assim como para todas as cidades da região por se tratar de procedimento de alta complexidade, necessitando de equipe treinada e qualificada e recursos materias que foram prontamente atendidos pelo hospital, conseguindo assim a recuperação do pequeno paciente e melhora do quadro.
A equipe foi liderada pela cirurgiã pediatra Dra. Kamylla Barbosa Ribeiro Dias, pelos médicos pediatras e neonatologistas Dra. Ana Carolina e Dr. André, enfermeira Juliana, técnicas em enfermagem, Cercionilia, Jessica , Márcia , Tatiane , Agatha e fisioterapeuta Pamela.
Nas redes sociais o Hospital também agradeceu a Enfermeira Milena que auxiliou e ensinou todo o processo de montagem da diálise. A direção da Casa de Caridade de Carangola expressa total apoio a todos os procedimentos que contribuem para o avanço da medicina em Carangola e na região, visando sempre a melhoria da saúde e bem-estar da comunidade.
Diálise peritonial é uma das opções de tratamentos da terapia renal substitutiva para pacientes com perda da função renal. E tem como objetivo substituir a sua função renal. A diálise peritoneal é responsável por remover as impurezas e excessos de líquido no sangue.