15/01/2024 às 14h27min - Atualizada em 15/01/2024 às 14h27min

Manhumirim fará em março o lançamento oficial do marco da Rota Imperial

Cultura e Turismo

 

A secretária de Cultura e Turismo de Manhumirim Regiane Rodrigues esteve participando na última sexta-feira (12), em Ponte Nova (MG), do descerramento da placa de lançamento do projeto de sinalização da Rota Imperial, braço da Estrada Real localizado no município citado. O evento contou com a participação do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira e equipe.
 

De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), a participação visa dar sequência aos compromissos no interior do estado, como parte das ações estratégicas para estimular o turismo como gerador de desenvolvimento socioeconômico nas mais diversas regiões de Minas Gerais


A história da Rota Imperial remonta a 1814, quando D. João VI ordenou a construção de um caminho – concluído em agosto de 1816 – que ligasse Vitória (ES) a Minas Gerais, a fim de evitar que o ouro extraído em Minas circulasse por outras rotas. Atualmente, o percurso cruza 14 municípios capixabas e 16 cidades mineiras, além de Manhumirim: Ponte Nova, Abre Campo, Acaiaca, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Barra Longa, Jequeri, Luisburgo, Mariana, Martins Soares, Matipó, Oratórios, Ouro Preto, Pedra Bonita, Santa Margarida e São João do Manhuaçu.


Segundo Regiane Rodrigues, secretária de Cultura e Turismo de Manhumirim, em março, mês em que o município comemora o seu centenário, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira vai estar presente no município, para o lançamento do marco da Rota Imperial, que fica na praça Getúlio Vargas, conhecida também como praça da Câmara.


O prefeito Serginho Borel e o vice-prefeito, Sebastião Tristão têm incentivado ações que possam implementar o turismo no município.

Ainda segundo Regiane, “dos 22 municípios que integram o Circuito Turístico Pico da Bandeira, o município é um dos 05 que faz parte da Rota Imperial, sendo o município que mais tem pontos de acesso da Rota Imperial, entre os demais”.


De acordo com informações publicadas pela Secult, https://www.secult.mg.gov.br/.../8123-lancamento-do..., Em janeiro de 2008, o Instituto Estrada Real, juntamente com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Sebrae e as secretarias de turismo dos dois estados começaram os trabalhos para reencontrar a Rota Imperial.

Após pesquisas e consultas de documentos e mapas históricos no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, no Arquivo da Marinha, na Biblioteca Nacional, no Arquivo Público do Espírito Santo e no Arquivo Público Mineiro, a localização física da rota foi concluída.

A sinalização do trecho mineiro da Rota Imperial e as ações nos territórios serão coordenadas pelas Instâncias de Governança Regionais (IGR’s) Montanhas e Fé e Pico da Bandeira.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90