08/12/2023 às 11h17min - Atualizada em 08/12/2023 às 11h17min

Penitenciária de Muriaé transforma detentos em agricultores

Horta comunitária

 
Cerca de 190 alunos da Escola Municipal Professora Onéa Lopes Gouvêa, em Muriaé, celebraram o plantio de 1,4 mil mudas de alimentos variados em uma horta comunitária nos canteiros da escola. Essas mudas foram cultivadas e doadas pela Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior, também localizada em Muriaé.

O projeto, parte do “Chega mais, Comunidade!” promovido pelo Programa de Educação Ambiental da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), visa não apenas ensinar as crianças sobre práticas agrícolas, alimentação saudável e sustentabilidade, mas também enriquecer a merenda escolar com produtos frescos e cultivados localmente.

O evento de comemoração, realizado no início do mês, marcou a conclusão do plantio, mas o projeto, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Muriaé, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Emater, empresas terceirizadas da CBA e a comunidade escolar, não tem um prazo definido para encerrar.

O diferencial deste projeto está na participação ativa de detentos da Penitenciária de Muriaé, que realizaram todo o planejamento da horta, o preparo do terreno e a instalação do sistema de irrigação. A orientação técnica foi fornecida por policiais penais, incluindo um especialista em Engenharia Agronômica.

O diretor da penitenciária, Rodrigo Camargo, destaca o compromisso contínuo: “Vamos continuar doando mudas para a horta da escola. Temos espaço, mão de obra, insumos e capacidade técnica para isso. Além das mudas, doamos semanalmente legumes e hortaliças para oito escolas e instituições assistenciais.”

O envolvimento dos detentos neste projeto não é recente. Iniciadas em 2019, as atividades de plantio e doações da unidade prisional expandiram-se para outros presídios e penitenciárias do estado, ampliando o impacto positivo além das grades.

Fonte: Rádio Muriaé

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90