05/12/2023 às 14h24min - Atualizada em 05/12/2023 às 14h24min

Tentativas de golpe deixam produtores rurais preocupados em MG

Alerta

Fonte: Senar MG
Um novo golpe está sendo realizado em Minas. Dessa vez, os alvos dos criminosos são os produtores rurais.  A técnica de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria, Thais Antunes, explica detalhadamente como esse golpe funciona:

“Os produtores estão recebendo uma mensagem pelo WhatsApp de uma pessoa chamada “João”, cujo número é do Rio Grande do Sul. Na mensagem, ele apresenta a foto de uma mosca-varejeira dentro de um queijo, supostamente adquirido de nossos produtores do ATeG.  O golpista alega que a esposa dele comprou R$196,00 em queijos e, quando ela foi cortá-los, encontrou o inseto. No texto, ele ainda chantageia os produtores, pedindo dinheiro para não divulgar as imagens na internet”, afirma Thaís.

Cinco produtores do grupo de ATeG atendido por Thais receberam a mensagem, entretanto, ela alerta que mais de 20 produtores de queijo no Sul de Minas também foram alvo dos criminosos.

“Como se não bastasse, agora, os golpistas têm tentado extorquir dinheiro alegando que os produtores estão vendendo “queijos com larvas”, o que é um absurdo”, finaliza. 

Ainda segundo a técnica, os golpistas são tão ousados e articulados que chegaram a enviar mesma mensagem no grupo da Associação dos Produtores do Queijo e Mantiqueira de Minas (APROMAN). Inúmeros relatos dessa tentativa de golpe foram registrados nos últimos dias. O objetivo dos golpistas é conseguir fazer com que as vítimas depositem dinheiro para evitar supostos danos à imagem de seus negócios.


Orientação da Assessoria Jurídica

É importante destacar que os criminosos são extremamente convincentes em suas abordagens e que a pessoa pode ser facilmente persuadida se não agir com precaução e ceticismo. Por isso, o advogado da Assessoria Jurídica (ASJUR) do Sistema Faemg Senar, Alexandre Henriques de Souza Lima, orienta que sempre que entrarem em contato solicitando qualquer deposito ou pagamento, sob chantagem, a orientação é que o produtor se dirija imediatamente a uma unidade da Polícia Militar ou da Polícia Civil.

“É importante relatar todo o ocorrido e registrar o Boletim de Ocorrência, para se resguardar e possibilitar que as autoridades policiais tomem conhecimento e possam desmantelar essa quadrilha que está agindo contra os nossos produtores rurais. Lembrem-se, nunca realize qualquer tipo de depósito ou pagamentos para esses golpistas. E caso, os contatos não finalizem, procure o auxílio de um advogado de confiança da região, para outras providências cabíveis”, alerta Alexandre.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90