10/10/2023 às 11h51min - Atualizada em 10/10/2023 às 11h51min

Torneio de Xadrez em Manhumirim conta com jogadores de outros estados e destaca talentos da região

Manhumirim

No último domingo (08), foi realizado, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, o 1° Torneio de Xadrez em Manhumirim “Enxadristas do Futuro”, com o objetivo de fomentar a prática deste esporte no município, bem como, desenvolver o enxadrismo na região da Zona da Mata mineira e suas adjacências, tanto no âmbito escolar, quanto no âmbito de competições abertas para todas as pessoas.

O xadrez em sua essência é um esporte que aguça o raciocínio lógico, concentração, desenvolvimento cognitivo, tomada de decisões entre outras situações que uma pessoa necessita de paciência e determinação em suas escolhas na vida. Através do apoio do Rotary Club Manhumirim/Alto Jequitibá, foi possível a realização da competição em sua sede.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude proveu a premiação para os jogadores. O torneio promoveu embates de qualidade no tabuleiro nas categorias Sub 12, Feminina e Absoluto (aberto para todas as idades, sem restrição de gênero e idade).

Na categoria de base, o jovem Rafael Felipe Lacerda da cidade de Manhuaçu (MG), se sobressaiu aos seus adversários, vencendo as 3 partidas, se sagrando o campeão e Raissa Martins de Oliveira da cidade de Varre-Sai RJ o segundo lugar; Alerrandro Souza Mendes, também da cidade de Varre-Sai, foi o terceiro colocado.

Na categoria feminina, Ester Vilela Schote, de Martins Soares (MG), foi a campeã vencendo todas as suas partidas e Bárbara Kelly Dutra Fonseca de Manhuaçu, foi a 2ª colocada perdendo apenas para a campeã.

Fechando o pódio, Maisa Leal Lacerda de Varre-Sai (RJ), foi a terceira colocada. No Absoluto houve intensa disputa pela premiação, e Daniel Paulanti de Varre-Sai (RJ), sagrou-se campeão do torneio vencendo todas as partidas; em 2° lugar Gabriel Alves Sangy de Martins Soares, ficou empatado com outros jogadores com 4 vitorias, conseguindo o pódio pelos critérios de desempate do sistema de emparceiramento. Fechando o pódio em 3° lugar Gabriel Urubatan, de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), também com 4 vitórias em 5 rodadas.

Destaques: O torneio contou com a presença dos seguintes destaques: Gabriel Urubatan é campeão brasileiro Sub 15, e seu irmão Lorenzo Urubatan vice-campeão brasileiro Sub 13, ambos são da cidade de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), e filhos do treinador de xadrez Urubatan Rabelo, grande incentivador do xadrez naquela localidade. Presença também do professor José Carlos Monteiro “Pará” idealizador de um projeto de xadrez com crianças e adolescentes na cidade de Varre-Sai.

Como destaques locais da região, Caique Almeida, de Alto Caparaó (MG), vice campeão do torneio de xadrez da cidade de Pedra Dourada (MG), e Nathan Santana Kinup de Manhumirim, jogador melhor colocado no torneio. Os organizadores agradecem aos patrocinadores ao Rotary Club Manhumirim/Alto Jequitibá e a Prefeitura Municipal de Manhumirim, por tornarem possível a realização do torneio.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90