04/10/2023 às 15h50min - Atualizada em 04/10/2023 às 15h50min

Cafés premiados em concursos promovidos pelo Governo de Minas já podem ser comercializados

Cafés de Espera Feliz e região

Sr. Manoel Lacerda

 

Agricultores de todas as quatro regiões produtoras de café do estado – Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Chapada de Minas –, premiados no 19º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2022, começam a ter seus produtos vendidos com destaque. As mercadorias integram a linha especial “Cafés Campeões”, lançada nesta segunda-feira (2/10) na rede supermercadista Verdemar em Belo Horizonte.
 

Acho que poucos produtos significam tanto para Minas quanto o café, pela quantidade de empregos que gera e pelas exportações. Quando alguém fala de Minas Gerais, parece que automaticamente já vem em mente o café, assim como o queijo”, destacou o governador.
 

Este é o quinto ano consecutivo que a rede de supermercados comercializa os cafés vencedores do concurso, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Esta edição reúne produtos de 16 cafeicultores que tiveram as melhores classificações na competição de 2022.
 

Nós queremos que os produtores tenham uma renda melhor. O Governo de Minas está dando total apoio para que possamos tornar Minas Gerais o estado referência em cafés de qualidade”, enfatizou Romeu Zema.


Diferenciados

Os "Cafés Campeões" trazem em suas embalagens foto e história do agricultor, a nota obtida na competição, características do produto, além do selo do concurso da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Os rótulos especiais são uma forma de valorizar o cafeicultor e aproximar o consumidor daqueles que estão produzindo no campo.


“A gente paga pelo café muito acima do mercado. E o nosso cliente está valorizando a qualidade deste café. Isso que é importante”, disse um dos sócios do Verdemar, Alexandre Poni.


"Ver meu produto sendo servido no dia a dia das pessoas é motivo de muito orgulho para nós”, disse o produtor campeão, Ercilei José de Oliveira, do município de Manhuaçu e que recebe assistência técnica da Emater-MG. "“Só tenho a agradecer ao Governo de Minas e, principalmente, à Emater, que é uma grande parceira nossa", acrescentou.
 

Para a representante das mulheres cafeicultoras, Silvânia Veiga Teixeira de Lacerda, Sítio Forquilha do Rio, esta é uma boa oportunidade para a valorização dos produtos, principalmente para a geração de renda para os produtores. “Esse é um trabalho que fazemos com muito amor. Por isso, agradeço a todos os responsáveis por essa consideração. Nós somos pequenos produtores e a gente precisa dessa valorização”, ressaltou.
 

Silvânia conquistou o segundo lugar no concurso estadual e, ainda, ganhou o prêmio de mulher destaque no empreendedorismo. “Essa é uma premiação que valoriza as mulheres. Quero que todas se sintam homenageadas, assim como eu fui”, pontuou.
 
Para o presidente da Emater-MG, Otávio Maia, o testemunho dos produtores rurais comprova o sucesso de cinco anos de parceria com a rede de supermercados. “Este apoio reverte na melhoria da qualidade de vida dos agricultores. O governo e as políticas públicas existem para isso, para ajudar a melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
 
Café em Minas
Minas Gerais é o maior produtor de café do país. Em 2022, foram produzidas no estado cerca 27,5 milhões de sacas de 60,5 quilos. Para 2023, está prevista a produção de 28,3 milhões de sacas.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o café foi o produto mais comercializado nas exportações do agronegócio mineiro no último ano, atingindo a marca de US$ 6,9 bilhões, um recorde. O café mineiro foi vendido para 88 países. Alemanha (21%), Estados Unidos (20%), Bélgica (10%), Itália (10%) e Japão (5%) foram os principais destinos.

Os vencedores de 2022

Matas de Minas
*Categoria Natural
1º lugar - Manoel Protázio de Abreu
2° lugar - Patrícia da Roza Emerick

*Categoria Cereja Descascado
1º lugar - Ercilei José de Oliveira – Campeão Geral
2° lugar - Silvânia Veiga Teixeira de Lacerda
 
Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90