04/10/2023 às 13h50min - Atualizada em 04/10/2023 às 13h50min

Dores do Rio Preto apresenta o Programa Municipal de Educação Ambiental (PMEA)

Educação Ambiental

A Notícia do Caparaó

 

O município de Dores do Rio Preto, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e demais Secretarias e Colaboradores, apresentou a proposta do Programa Municipal de Educação Ambiental (PMEA) numa reunião entre todos os municípios da Região do Caparaó, na quarta-feira (27) na Área de Relevante de Interesse Ecológico (ARIE) na cidade de Alegre.
 

Cada município apresentou sua evolução quanto à criação da Lei Municipal da Política de Meio Ambiente a qual o município de Dores do Rio Preto já possui. O Programa Municipal de Educação Ambiental (PMEA) apresentado é o resultado de um processo participativo e multidisciplinar e será encaminhado para a Câmara Municipal para análise e aprovação.


Um grupo técnico de trabalho que envolveu setores da sociedade como agricultura, educação, meio ambiente, turismo e saúde, indivíduos e cidadãos preocupados com o desenvolvimento socioambiental voltaram sua atenção para as futuras gerações, colaborando ativamente nesse processo.


Segundo o Programa, o objetivo é desenvolver e implementar uma Política Municipal de Educação Ambiental, visando promover a conscientização,sensibilização e participação da população em ações ambientais, garantindo a proteção e conservação do meio ambiente, bem como o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e responsável em relação à natureza.


O Programa foi desenvolvido através da necessidade de orientar todas as instituições e setores da sociedade envolvidos em ações de Educação Ambiental. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, isso possibilita que esses atores disponham de um referencial e instrumento que facilite a proposição e execução de suas atividades.


Entre os pilares do Programa, está a educação ambiental formal e não formal, recursos naturais, turismo, agricultura, resíduos sólidos, metodologia, entre outros, com o objetivo de envolver toda a comunidade de forma inclusiva e participativa.


O município de Dores do Rio Preto acredita que a Educação Ambiental é um pilar essencial para enfrentar os desafios ambientais, buscando uma coexistência equilibrada entre seres humanos e meio ambiente, estimulando a consciência crítica e transformadora diante das questões ambientais. 


Com informações da SEMMA


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90