A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) possui um serviço específico para a prevenção à violência doméstica - a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD); atividade extremamente importante para o atendimento humanizado e acompanhamento de casos de violência no seio familiar, com foco na proteção de meninas e mulheres.
Para mensurar a qualidade dos serviços prestados, a Polícia Militar usa três indicadores: Resposta Imediata à Violência Doméstica; Produtividade e Reincidência. Esses indicadores tem por objetivo avaliar a qualidade do serviço de Prevenção a Violência Doméstica na área de um Batalhão, quanto ao número de vítimas atendidas em relação ao número de ocorrências de violência doméstica e a resolutividade dos casos.
Tais indicadores permitem verificar o quanto as ações implementadas atingem as metas estabelecidas para o serviço. Assim, em análise das atividades desenvolvidas pela PPVD do 11° BPM neste ano de 2023 durante o encontro estadual das Patrulhas de Prevenção a Violência Doméstica e Familiar contra a mulher, a PPVD do 11° BPM em Manhuaçu foi reconhecida com o 1° lugar no Estado.