A partir desta sexta-feira (1/9), os veículos com placas terminadas em 1, 2 e 3 precisam apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2023, documento que comprova a condição legal de circulação. Motoristas flagrados com automóveis irregulares estarão cometendo infração gravíssima cuja multa é de R$ 279 e terão o veículo removido.
Para os automóveis com finais de placa 4, 5 e 6 o licenciamento vai até 30 de setembro. Já os com finais 7, 8, 9 e 0 têm até 31 de outubro para a renovação.
Para obter o CRLV 2023, devem estar quitados o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório anterior a 2021, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e todas as multas. O documento pode ser apresentado pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou em forma de papel. O documento pode ser obtido no site do Detran MG através dos dados do veículo. Ele deve sem impresso em papel sulfite branco, no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code.