Atenção Serra do Caparaó!
O atropelamento de animais silvestres tem sido um problema crescente em nossa região. Com o crescimento da malha rodoviária, criação de estradas vicinais e aumento do número de residências e condomínios próximos às áreas naturais, animais silvestres ficam mais susceptíveis a colisão com veículos.
Considerado uma das principais causas da diminuição populacional de espécies silvestres, a colisão de veículos com animais também representa grande risco de acidentes para nós, humanos. A morte desses animais na região do Caparaó é uma perda irreparável e pode levar várias espécies de animais à uma extinção local, provocando um grande desequilíbrio na região.
O projeto Felinos do Caparaó agora trabalha para mapear essas ocorrências e para captar recursos para promover ações de conscientização e de redução de impactos. Com base nesse mapeamento contínuo, poderão ser desenvolvidas políticas públicas para implementação de corredores ecológicos e túneis de passagem de fauna, conectando áreas preservadas, e para a instalação de placas que sinalizam a travessia de animais silvestres em pontos estratégicos.
Motoristas e pilotos devem estar sempre atentos aos animais na estrada, reduzindo a velocidade e desviando de possíveis colisões de forma segura. Essas ações colaboram muito para a preservação da biodiversidade da nossa região, mantendo o equilíbrio ecológico responsável pelas maravilhas do Caparaó.
Contribua para os estudos e para a conservação da biodiversidade na Serra do Caparaó.
Viu um animal atropelado na estrada?
Fotografe e informe à equipe através do instagram: caparaowildcats. Esses animais serão estudados e os dados obtidos são extremamente importantes para a continuidade das ações de conservação do projeto Felinos do Caparaó.