Na última semana, a Polícia Militar realizou alguns eventos em comemoração ao aniversário de 60 anos de instalação, no município de Manhuaçu, do tradicional 11º Batalhão, conhecido como Sentinela do Caparaó. Os eventos religiosos aconteceram nos dias 09 e 10, com a presença maciça da comunidade de maneira geral e de policiais militares, momentos de grandes emoções e bênçãos. O culto foi presidido pelo Pastor Rodrigo e ocorreu na Igreja Batista Fé em Cristo, no Bairro Santana; já a missa foi celebrada pelos Padres Carlos Altoé e Rafael e aconteceu na manhã de quinta, na matriz de São Lourenço, dia também do padroeiro de Manhuaçu.
Na sexta-feira, a Polícia Militar realizou na sede do 11º Batalhão duas solenidades que ficaram marcadas pela grande presença de público, autoridades dos 24 municípios que compõem a área do Batalhão, e especialmente pela presença de veteranos que ajudaram a construir a história do 11º BPM e seus familiares. A solenidade de reinauguração do Memorial Sentinela do Caparaó e Galeria de Ex-comandantes, que foi prestigiada por diversos ex-comandantes da Unidade PM, pelo Comandante da 12ª Região PM, familiares e autoridades do município.
Esse espaço tem por finalidade preservar os registros históricos desta tradicional Unidade PM, e simboliza a valorização de seu passado, (re) conhecendo aqueles que construíram com a história da Polícia Militar na região. Um projeto apoiado pelo vereador Rodrigo, pela prefeitura de Manhuaçu e pelo COMSEP. Logo após, aconteceu no pátio principal, a solenidade comemorativa ao sexagenário da Unidade PM mais antiga da 12ª RPM. A cerimônia foi marcada por homenagens àqueles que ajudam e ajudaram a construir a história do 11º Batalhão. No primeiro momento da cerimônia ocorreu a outorga da Medalha Sentinela do Caparaó, criada em 2013, em razão do cinquentenário do 11º BPM; logo após o Comandante da 12ª RPM e do 11º BPM, acompanhados dos ex-comandantes da Unidade, entregaram as ‘challenge coins Sentinela do Caparaó’ moeda comemorativa ao 60 anos da Unidade.
A grande maioria dos agraciados foram policiais militares que se destacam no cumprimento de seu dever institucional e que elevam o nome da Polícia Militar, e veteranos e veteranas que ficaram marcados na história de prestação de serviços de qualidade à comunidade de Manhuaçu e região, além de instituições e personalidades que são colaboradoras da PM. A Agremiação Musical Sentinela do Caparaó, foi um espetáculo à parte. Regida pelo Major Adilson Júnior, era quase que integralmente composta por veteranos que serviram na Banda de Música do 11º BPM. Entre os quais, estavam inclusive, policiais militares que fizeram parte da primeira composição da Banda de Música da Unidade.
Ao final do evento, os presentes foram contemplados com um emocionante desfile da guarda de honra, comandada pelo Capitão Arruda, e composta em sua maioria por alunos do Curso Especial de Formação de Sargentos da 195ª Cia de Ensino e Treinamento, além de um Pelotão muito especial de veteranos que fizeram questão de relembrar os seus tempos na ativa; e com olhos para o futuro da instituição, um pelotão era composto por alunos do Colégio Tiradentes, encantando a todos, sendo encerrado o desfile com a tropa motorizada, que buscou representar os portfólios de serviços que atuam na área do BPM.
O Comandante da 12ª RPM, Coronel PM Lemos Dias, ressaltou em seu discurso, a satisfação de estar presente no evento desta Unidade tão tradicional em Minas Gerais; a qual fazem parte de sua história, policiais militares extremamente honrados e que serviram ou que ainda servem à comunidade dos 24 municípios que integram a área do Sentinela do Caparaó.
O Comandante do 11º BPM, Tenente Coronel Luciano Reis, em seu discurso rendeu reconhecimentos aos ex-comandantes do Batalhão e demais veteranos, por suas histórias de doação, compromisso e contribuição com a evolução do amado Sentinela do Caparaó; enfatizou sua eterna gratidão às autoridades, em especial à Prefeitura e Câmara de Vereadores de Manhuaçu, COMSEP e militares, que em sinergia com os propósitos de seu comando estão promovendo uma verdadeira evolução nas condições logísticas e de estrutura física da sede Unidade PM; e renovou o compromisso da instituição com a excelência na prestação de serviços de segurança pública à toda comunidade.