30/06/2023 às 13h31min - Atualizada em 30/06/2023 às 13h31min

Alunos de Dores do Rio Preto produzem sabão ecológico

Dores do Rio Preto

Produto foi vendido na feira do município e toda a renda arrecadada será revertida para uma instituição de caridade.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pedro de Alcântara Galvêas, localizada em Dores do Rio Preto, participaram, na última sexta feira (23), de uma feira livre do município, com a venda de sabão ecológico produzidos por eles.


A ação ocorreu a partir de uma miniempresa construída dentro da escola, em que os alunos anotam o fluxo do caixa, o estoque e as despesas, tendo ciência do lucro que o projeto está adquirindo. Toda a renda arrecadada será revertida para uma instituição de caridade que será escolhida pelos próprios alunos no final do projeto.  


As atividades fazem parte do Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (Pipat). “O Pipat tem sido uma diferença este ano na nossa escola. Fui aluno ano passado, mas não finalizei os estudos e essa novidade tem sido muito benéfica para nós. Vejo isso como um incentivo, tanto para continuar frequentando as aulas quanto para concluir o curso e ter essa experiência como continuidade na vida”, disse o estudante Rafael Cabral.


Todo o processo da produção do sabão, desde a coleta de óleo nos comércios locais, a confecção, rotulagem e embalagens são feitos pelos alunos, com o apoio da professora Danielly Biundini.

“O projeto tem feito total diferença. Por meio dele, os alunos têm aprendido diariamente sobre as oportunidades presentes no território em que estão inseridos. Os alunos estão tendo a oportunidade de aprender com o projeto, acessar diariamente a plataforma do estudante e colocar as atividades em dia. Isso só tem sido possível graças à colaboração da equipe. Está sendo maravilhoso ver os alunos empolgados, frequentes e com motivação para concluir os estudos”, disse Danielly Biundini.

Pipat

O Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (Pipat) é um componente do currículo da Educação de Jovens e Adultos, a EJA, desde 2021 e tem como objetivos promover o senso de pertencimento e estabelecer uma relação entre a comunidade escolar e o território local.

Sedu ES


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