A atuação da Polícia Militar na área rural do Estado de Minas Gerais, através das equipes das Patrulhas Rurais, se dá com ênfase na ação preventiva. O patrulhamento ostensivo rotineiro e sistemático na zona rural, que proporciona a prevenção às ações delituosas, mediante a antecipação à ocorrência de crimes e que é reforçado ainda mais durante a Operação Safra Segura.
Nesta terça-feira, 23/05 foi realizado o lançamento da operação Safra Segura na área do 11º Batalhão de Polícia Militar, com emprego de diversos militares e várias viaturas, além do apoio de uma equipe da 5ª Base Regional de Aviação do Estado, com uma aeronave Pégasus.
Essa Operação é de extrema importância, uma vez que todos os municípios da nossa região pertencentes a Unidade desenvolvem atividades de agronegócios, sobretudo a produção do café.
Além disso, durante a safra há um aumento exponencial na movimentação de pessoas, veículos e atividades financeiras, por isso é importante que os produtores estejam sempre atentos e adotem medidas de segurança tais como:
- Antes de contratar, exija sempre os documentos de identificação e referências de locais onde o trabalhador já prestou serviço.
- Priorizar pagamento de funcionários e fornecedores em cheque ou transferência bancária e faça esses pagamentos em dias e horários diferentes.
- Dificulte o acesso a sua fazenda, mantenha as porteiras bem conservadas e fechadas com cadeados.
- Evite deixar equipamentos e máquinas nas lavouras, mantenha-os em local bem trancado.
- Não deixe café colhido nas lavouras. Além disso, os galpões devem estar sempre bem trancados e iluminados.
- Nunca deixe grande quantidade de café estocado na propriedade. E em caso de dúvidas entre em contato com a Polícia Militar.