23/05/2023 às 15h13min - Atualizada em 23/05/2023 às 15h13min

Cemig anuncia reajuste de quase 15% na conta de luz

Reajuste começa a valer já no domingo (28)

Fonte: Estado de MG
As tarifas de energia elétrica nas residências que recebem fornecimento da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) vão ficar 14,91% mais caras a partir do próximo domingo (28/5). O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (23/5). 

De acordo com a companhia, o processo de Revisão Tarifária ocorre a cada cinco anos. O cálculo é baseado nos investimentos feitos pela distribuidora em sua área de concessão e os custos operacionais eficientes. 

Além disso, é considerado reajuste dos demais itens da tarifa como compra de energia, transmissão e encargos setoriais. Segundo Giordano Bruno Matos, gerente de tarifas da Cemig, os clientes residenciais da empresa receberam os menores reajustes tarifários do Brasil nos últimos anos.

"Isso foi possível porque, nos últimos quatro anos, a Cemig submeteu à Aneel proposta de antecipação da devolução para os seus consumidores dos recursos levantados judicialmente em função do trânsito em julgado da ação que questionou a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS-Pasep/COFINS das faturas de energia", explicou.

O reajuste faz parte do processo de Revisão Tarifária Periódica (RTP) da distribuidora — que é diferente do Reajuste Tarifário Anual (RTA). Além de atualizar o valor da conta de luz dos consumidores, a Aneel também estabelece outros parâmetros, como os índices de qualidade de prestação do serviço para os próximos 5 anos.

O anúncio da tarifa da companhia é sempre feito pelo órgão regulador do sistema elétrico na terça-feira anterior a 28/5, que é a data definida para o reajuste das tarifas da Cemig D, conforme determina o contrato. Importante destacar que as tarifas de todas as distribuidoras brasileiras são definidas pela Aneel.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90