22/03/2023 às 10h16min - Atualizada em 22/03/2023 às 10h16min

Minas registra aumento de casos de dengue e chikungunya e acende alerta para ações de prevenção

Aedes aegypti

Minas Gerais já registrou mais de 25 mil casos de dengue e nove mortes pela doença no Estado. Já em relação à Chikungunya, houve mais de 7 mil confirmações de casos e quatro mortes são investigadas. Os dados são da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) e servem de alerta para as autoridades e a população, uma vez que a tendência é de aumento de casos por causa do calor e das chuvas. 

As duas doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em pequenas poças e se espalha rapidamente, sendo necessário uma atenção redobrada a esses espaços. Além disso, a dengue necessita de um combate em conjunto entre poder público e cada cidadão. No dia-a-dia, confira se a caixa d’agua está fechada corretamente; mantenha tonéis, barris ou tanques que possam armazenar líquidos tampados; coloque areia até a borda nos pratinhos de plantas e mantenha as garrafas sempre com a boca para baixo.

Sintomas da Degue

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em caso suspeito, procure sua unidade de saúde

Minas Gerais é o estado com o maior número de casos prováveis de dengue, em 2023. Os dados são do Ministério da Saúde. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90