15/03/2023 às 14h47min - Atualizada em 15/03/2023 às 14h47min

Conta de luz vai ficar até 11% mais cara

Cemig retomou cobrança do ICMS

Provavelmente você abriu sua conta de luz este mês e caiu pra trás. Você não está sozinho, e não foram só o seu banho demorado e o ventilador ligado o dia todo os grandes responsáveis pelo alto valor. As faturas de março da energia elétrica já trouxeram de volta a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre toda a tarifa, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal, em decisão do dia 3.

Segundo a Cemig, o impacto para o consumidor desta decisão será de aproximadamente 11%. 

A companhia energética explica que o valor da tarifa residencial, sem os tributos, é atualmente de R$ 0,653 por kW/h consumido. Com os tributos, o valor passa para aproximadamente R$ 0,833 por kW/h gasto. O valor é definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As tarifas de energia elétrica são calculados com base em três fatores: a compra da energia em si, os custos da transmissão e distribuição dela e os encargos do setor, além de tributos como o ICMS e o PIS/Cofins. 

 

TIRA-DÚVIDAS COM A CEMIG

  • O que pode explicar a conta de luz dobrar de valor de um mês para o outro?

O cliente deve observar se houve alteração decorrente do aumento no uso de equipamentos elétricos de alto consumo como, por exemplo, ar-condicionado, ventiladores e/ou chuveiros elétricos, ou eventual aumento de pessoas na residência. Também se recomenda observar possível fuga de energia na instalação elétrica da residência que poderá ser verificada por um eletricista capacitado.

No site da Cemig, o cliente pode consultar o valor das tarifas  cemig.com.br/atendimento/valores-de-tarifas-e-servicos/  sem impostos. Já na conta de energia, são apresentados os dois valores discriminados, com e sem impostos. 
 

  • Se o consumidor achar que o valor está errado, como contestar?

O cliente pode procurar uma agência mais próxima com a conta a ser contestada e a última leitura do medidor de energia.

Ou através do App Agência Virtual, localizada no site www.cemig.com.br.

Fonte: O Tempo


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90