O Pico da Bandeira, no Alto Caparaó, será o destino dos mais de 400 atletas de Estados como Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais que vão disputar a primeira etapa do Insanity Mountain, evento multiesportivo com modalidades de montanha. O mesmo será dividido em etapas, sendo esta a primeira a ser realizada, de 24 e 26 de março. As cidades capixabas de Serra e Castelo também vão ser contempladas no calendário oficial da competição.
As modalidades da competição de montanha são voltadas para atletas de vários níveis - de iniciante à alta performance. São três: Corrida Skyrunning, Kilometro Vertical (VK) e Mountain Bike (mtb).
A Corrida Skyrunning, ou corrida vertical, com subidas cuja inclinação mínima seja de 30%, teve cada distância pensada para um público específico: 6 km para os iniciantes em corrida e aos que fazem a transição das caminhadas em trilha para corrida; 12 km para aqueles que faz corrida de rua e em transição para trilha; 27 km para os mais experientes, já que tem um grau técnico alto e os 60 km é apenas para quem tem experiência técnica e vivência em montanha. Vale destacar que esta prova vai passar em três das 10 montanhas mais altas do Brasil. Esta prova vai abrir o Circuito Nacional de Skyrunning, que terá ainda etapas disputadas em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Outra categoria do Insanity Mountain é o VK, ou Kilometro Vertical, uma prova técnica para atletas com preparo e experientes por ser uma prova que exige muito do atleta em um curto espaço de tempo, já que começa na base da montanha e termina no topo. “Ganha quem fizer a subida em menor tempo”, explica Ryan Rangel, organizador do evento. Já a Mountain Bike (mtb) consiste no mesmo padrão de provas internacionais, passando por trilhas e trechos de estradas, com subidas e descidas e dois percursos: o Sport, com 35k e o Pro, com 60k.
Para toda a família
Os competidores vão poder contar com a presença da família na torcida, já que o evento terá estrutura completa e atrações para acolher a todos, de playground a caminhada guiada, que vai proporcionar uma vivência em montanha para o mais diversificado público. “Nossa missão está em fomentar as práticas esportivas, revelar as belezas locais e contribuir para o fomento do turismo e cultura local, cidadania, inclusão social e qualidade de vida”, destaca Ryan Rangel.
Inscrições abertas
Atletas e entusiastas do esporte de montanha que quiserem participar do Insanity Mountain podem se inscrever, até o dia 17 de março, pelo link:
Todos os competidores inscritos vão receber o kit de identificação, composto de camisa, número de peito e chip de cronometragem. Aqueles que completarem o percurso vão receber medalha finisher, os cinco primeiros lugares geral de cada competição vão ganhar troféus e os cinco primeiros lugares nas categorias de faixa etária serão contemplados com medalhas.