08/03/2023 às 11h27min - Atualizada em 08/03/2023 às 11h27min

Golpe tenta enganar sobre dinheiro esquecido no BC

Tome cuidado

Com a volta do Valores a Receber do Banco Central do Brasil, que permite a consulta a dinheiro disponível em bancos e outras instituições, os golpes entraram em cena. Usuários têm recebido mensagens que informam que eles têm uma suposta quantia disponível para saque, principalmente através de links do whatsapp.

As mensagens usam a mesma fórmula de sempre: letras maiúsculas informam um valor relativamente alto para atrair a atenção do usuário e há a informação de que existe uma data-limite para fazer o resgate do dinheiro. A tática busca levar a vítima a fazer o processo sem pensar muito.

É preciso ficar atento porque o Banco Central não entra em contato para informar sobre dinheiro disponível no sistema. O próprio usuário é quem deve fazer o processo para consultar a existência de valores. Ela só está disponível no site oficial. Além disso, não há prazo para fazer o resgate: a qualquer momento, o usuário pode solicitá-lo.

Os golpistas solicitam a chave do Pix da vítima. Essa informação pode permitir que pratiquem fraudes de identidade, como a abertura de contas bancárias ou o pedido de cartões de crédito. 

Essas mensagens devem ser ignoradas. O único lugar em que a informação está disponível é no site oficial do Valores a Receber. O fornecimento de dados só deve ocorrer quando o usuário tiver certeza da legitimidade do endereço. Além disso, no Valores a Receber, ele só ocorre mediante credenciais da conta gov.br de níveis prata e ouro.

Quem for vítima desse tipo de ação e entregar informações a golpistas deve procurar a Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90