01/03/2023 às 15h16min - Atualizada em 01/03/2023 às 15h16min

Municípios da região iniciam vacinação Bivalente contra covid

34 municípios da região

Imagem ilustrativa

Os 34 municípios que integram a área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 27, na sede da SRS para receberem informações e atualizações técnicas para início da campanha de vacinação utilizando as vacinas bivalentes contra a covid. Em todo país já começou a etapa da campanha nacional de imunização.
 

O imunizante protege contra a ômicron e suas subvariantes. “A vacinação é extremamente importante para a proteção contra a forma mais grave da doença, por isso, estamos mantendo os técnicos municipais atualizados para identificação dos grupos prioritários e assim atender melhor a população”, explicou a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Manhuaçu, Grace de Oliveira Vidal Faria.

Inicialmente, a SRS Manhuaçu recebeu 12.960 doses da Pfizer Bivalente que serão aplicadas conforme as diretrizes do Plano Nacional de Vacinação (PNI) do Ministério da Saúde.


O coordenador de vigilância sanitária e imunização de Mutum Michel de Almeida Lucas, falou da importância desse encontro presencial. “ Algumas alterações importantes aconteceram para essa vacina bivalente e para não haver confusão na hora da aplicação vamos realizar uma reunião e repassar essas informações importantes”, destacou o coordenador ressaltando que há uma resistência de algumas pessoas quanto a dose de reforço, porém o município está realizando busca ativa e usando estratégias para reverter essa resistência.


“Em mais uma etapa da maior operação de vacinação do estado, a SES inicia a imunização contra a covid-19 com as novas vacinas bivalentes. Cada vez mais vejo o quanto é importante estas agendas de atualização dos protocolos, bem como o envolvimento de todos os municípios do nosso território”, destacou Juliano Estanislau Lacerda, superintendente regional de saúde de Manhuaçu.


Campanha


No primeiro momento, os grupos estabelecidos para receberem a vacina são pessoas a partir de 70 anos; pessoas que moram em instituições de longa permanência a partir de 12 anos de idade e trabalhadores desses locais; pacientes imunocomprometidos acima de 12 anos; além de indígenas; ribeirinhos e quilombolas, todos a partir de 12 anos.


Apenas poderão receber a vacina aqueles que estiverem com o esquema primário completo, ou seja, já tomaram pelo menos duas doses da vacina monovalente. Também é necessário ter um intervalo de quatro meses da última dose para realizar o reforço.

 

Texto: ASCOM - SRS MANHUAÇU

 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90