A Prefeitura de Alto Caparaó, deu início ao projeto “cidade monitorada”, com instalação de pontos de monitoramento em locais estratégicos do município.
Blindar eletronicamente a cidade, aumentar a sensação de segurança ao inibir a ação de criminosos, gravar locais estratégicos que possibilitam o reconhecimento das pessoas e placas de veículos captadas pelas câmeras, são os objetivos do projeto.
A Prefeitura realizou a instalação das câmeras de segurança que são monitoradas 24 horas por uma empresa contratada para a prestação dos serviços e instalou uma central na base da polícia militar para que eles tenham acesso em tempo real também pelo celular.
A empresa contratada para prestação dos serviços, ficou responsável pela manutenção das câmeras que são alimentadas por uma bateria recarregável com sistema solar e com autonomia de 24hs, sem custo pela prefeitura.
O prefeito José Jacomel Júnior disse que o projeto dá também credibilidade ao município, por ser uma cidade de grande circulação de turistas. “Isso é para a segurança da população e de quem vem visitar o município. As imagens são monitoradas em tempo real. Portanto, qualquer ação de criminalidade ou vandalismo que ocorrer, a polícia militar terá em primeira mão".