18/01/2023 às 17h09min - Atualizada em 18/01/2023 às 17h09min

Emater-MG mobiliza produtores para devolução de embalagens de agrotóxicos

Destino adequado

Um trabalho desenvolvido pela Emater-MG em vários municípios produtores de café de Minas Gerais está contribuindo para que embalagens vazias de agrotóxicos tenham um destino adequado. Estas embalagens, se não tiverem tratamento correto após o uso do produto, podem contaminar o solo e dos cursos d’água, além de colocar em risco a saúde do agricultor e sua família.
 

Desde 2021, a empresa participa do Projeto Campo Limpo, uma ação coordenada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV). Os técnicos da Emater-MG são responsáveis pela mobilização dos produtores, definição da logística e acompanhamento das devoluções das embalagens nas comunidades rurais, em dias previamente estabelecidos.


A participação da Emater-MG faz parte também do Programa Certifica Minas Café, do governo estadual. Trata-se do maior programa público de certificação de propriedades cafeeiras no país. “A comprovação da entrega das embalagens garante pontuação ao produtor interessado em obter ou renovar a certificação”, explica o coordenador regional da Emater-MG, Marcelo Bonfim. Além disso, pelo Certifica Minas Café, o produtor é orientado a utilizar e manusear estes defensivos de forma racional, com segurança, evitando seu uso indiscriminado.


Apesar de boa parte das embalagens recolhidas serem de defensivos usados em lavouras de café, os produtores de outras culturas também participam do Projeto Campo Limpo. A devolução das embalagens, por lei, é dever do agricultor que adquiriu o produto. Ela deve ser levada ao posto de coleta indicado, após passar pela tríplice lavagem, ser furada e ter a tampa removida.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90