Nesta terça-feira, 06, aconteceu na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar em Manhuaçu a inauguração da Sala de Prevenção à Violência Doméstica, local que será utilizado pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica – PPVD, Sargento Ailton e Soldado Mariane, para proporcionar um melhor atendimento às meninas e mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades do Poder Legislativo, Executivo, Judiciário e Ministério Público do município. E na oportunidade, o Comando do 11º Batalhão, homenageou àqueles que contribuíram para a criação desta sala, que é uma inovação em âmbito do estado de Minas Gerais; bem como também rendeu homenagens aos órgãos integrantes da Rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
A criação da Sala PVD foi viabilizada pela destinação de recursos provenientes da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Manhuaçu; bem como da Prefeitura Municipal, por meio de emenda parlamentar de autoria da procuradora geral da mulher da Câmara de Manhuaçu, Vereadora Mariley. Contando ainda com grande esforço de militares da 72ª Cia, comandada pelo Capitão Túlio; além de um importante apoio da APAC, que disponibilizou mão de obra qualificada de recuperandos para mobiliar o ambiente. Durante sua fala, o Comandante do Batalhão, Tenente Coronel Luciano Reis, ressaltou o importante e eficiente serviço prestado pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica em Manhuaçu, que em pouco tempo de trabalho (criada em 2020 e reformulada em 2021, obteve resultados de atendimento aos casos de violência doméstica, que já os colocaram como referência na PMMG.
Enfatizou também a integração sólida e eficaz entre a Delegacia de Mulheres e a Polícia Militar, que mobiliza toda a rede e garante um melhor atendimento às mulheres vítimas de violência. A Prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada e a Vereadora Mariley, também fizeram uso da palavra e enalteceram a parceria que a Prefeitura e a Câmara têm com a Polícia Militar, sempre buscando alternativas de levar maior segurança e tranquilidade para a população do município.
SALA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
É um ambiente que reflete a inovação buscada pela Polícia Militar de Minas Gerais na temática prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher. A sala tem como principais objetivos disponibilizar atendimento humanizado, com ambiente acolhedor onde será possível aplicar a escuta ativa pela policial militar feminina junto às mulheres vítimas, evitando a retraumatização. Há também que ressaltar que o ambiente será utilizado para execução de programas integrados com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, tais como, apoio em atendimentos na área jurídica, social e psicológica.
Na última semana, esteve em Manhuaçu, o Comandante Geral da PMMG, Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, que fez questão de visitar a sala destinada à prevenção à violência doméstica contra à mulher, elogiando a iniciativa do 11º BPM e ressaltando o quanto trata-se de uma ideia inovadora em termos de estado de Minas Gerais no âmbito de um atendimento mais acolhedor às meninas e mulheres vítimas de violência doméstica.
O SERVIÇO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DA PMMG
O serviço de prevenção à violência doméstica é desenvolvido por uma patrulha composta, obrigatoriamente, por um policial militar masculino e uma policial militar feminina que receberam treinamento específico para proporcionarem um serviço de proteção a vítima e, tem a missão de desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar, além de proporcionar um atendimento mais humanizado a mulher vítima de violência doméstica e familiar e juntamente com os demais órgãos de defesa social busca incidir na dissuasão do agressor, bem como na quebra do ciclo da violência.
Via: Portal Caparaó