Um número desconhecido entra em contato pelo whatsapp, mas a foto é de uma pessoa familiar. Esta é a premissa do novo golpe que circula no aplicativo de mensagens em Espera Feliz e região.
O objetivo dos criminosos é o mesmo: extorquir usuários que se deixam levar apenas pela imagem conhecida no perfil, e muitas das vezes enviam até mensagens com a voz distorcida.
A estrutura do golpe é simples e começa com o criminoso enviando uma mensagem em que diz que trocou de número, geralmente por ter deixado o telefone antigo em uma assistência técnica, ou que perdeu o celular.
Logo em seguida o estelionatário pede ajuda à vítima alegando que precisa fazer um pagamento, mas que está sem o aplicativo do banco no celular provisório.
"Quase caí nesse golpe, quando me mandaram uma mensagem com a foto da minha irmã, alegando que aquele era um número antigo, e que precisava de dinheiro pra comprar um rémedio", relatou uma seguidora de Espera Feliz ao Destaque.
O fraudador pede uma transferência em dinheiro para alguma urgência, e alega que no novo celular o aplicativo do banco ainda não está autorizado a fazer esse tipo de transação. Nesse golpe o estelionatário tem a vantagem de ter informações pessoais da vítima, como o nome de familiares próximos. Isso acontece porque muitos usuários de redes sociais deixam o perfil aberto a desconhecidos e marcam em fotos amigos e parentes.
Para evitar golpes desse tipo, recomendamos que os usuários mantenham o perfil em redes sociais disponível apenas para amigos e familiares. Além disso, destacamos a importância de sempre desconfiar quando alguém pede dinheiro por aplicativos do celular.