18/11/2022 às 14h11min - Atualizada em 18/11/2022 às 14h11min

Manhumirim realiza trabalho de prevenção à enchentes: dragagem do Rio Jequitibá

Prevenção à enchentes

 

Município concluiu dragagem que aumenta consideravelmente a velocidade do fluxo da água em período de cheia (enchentes).

Seguindo uma programação anual de limpeza do rio, a Prefeitura Municipal de Manhumirim, através da Secretaria de Meio Ambiente, concluiu a dragagem da calha do Rio Jequitibá. Cumprindo uma programação a curto prazo com objetivo de desobstruir a calha do rio para aumentar a vazão das águas no período de cheia.

O trabalho realizado este ano complementou o trecho iniciado ano passado, que corresponde a toda extensão que havia sido dragada pela empresa Rural Minas.

A administração realizou as intervenções possíveis e passíveis de legalidade, visando minimizar os problemas enfrentados pela população em geral, devidos às fortes chuvas que periodicamente atingem o município. Nesta semana, o prefeito esteve acompanhando o trabalho realizado na saída para os municípios de Reduto e Manhuaçu.

Segundo o Prefeito Serginho Borel "o trabalho, que colabora para uma melhor fluidez das águas, segue critérios técnicos e foi feito de forma profissional e dentro das normas legais".

A Secretaria de Meio Ambiente vem executando rigorosamente as intervenções propostas pelo renomado Engenheiro Civil Geotécnico e Consultor Sênior da empresa Geopontual Engenharia, professor Enivaldo Minette, contratado em 2021, para propor ações que minimizem os impactos das enchentes na cidade. Eficácia que ficou comprovada com às chuvas que ocorreram nos últimos dias. Com o trabalho realizado, mesmo que ocorrendo enchentes devido grande volume de chuva, a vazão acontece de forma rápida, diminuindo os impactos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ralph Silveira, com a intervenção deste ano, espera-se resultados ainda mais positivos, considerando os já obtidos no ano passado e nos últimos dias.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90