A Emater-MG divulgou a lista dos finalistas do 19º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, dentre eles, diversos produtores de Espera Feliz, confira:
Afonso Donizete Abreu de Lacerda
João Vithor Medeiros Lacerda
Manoel Protásio de Abreu
Bruno Carlos Ferreira Amorim
Fábio Protázio de Abreu
Flávio José Protázio de Abreu
Greciano Lacerda Moura
José Alexandre Abreu de Lacerda
Paulo Henrique Protázio de Lacerda
Silvania Veiga Teixeira de Lacerda
Weber Teixeira de Lacerda
Além de Espera Feliz, diversos produtores das cidades da região como Alto Caparaó e Alto Jequitibá também estão na lista.
A competição conta com duas categorias: Cereja Natural e Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado. A análise para a escolha dos vencedores será no dia 28 de novembro, em Belo Horizonte. Já o anúncio dos campeões será na primeira quinzena de dezembro, também na capital mineira.
O concurso deste ano contou com 1.493 amostras inscritas. Para chegar à etapa final, os cafés passaram por análises físicas e sensoriais, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), utilizada internacionalmente. Foram avaliados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global.
Além do campeão estadual, serão anunciados os três primeiros lugares de cada categoria, das quatro regiões produtoras do estado: Cerrado, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas. Também será premiado o melhor café produzido por uma mulher.
Boa sorte a todos!