Foram realizados 1.436 atendimentos e 279 cirurgias, entre eletivas e de emergência em menos de quatro meses. Desde o dia 13 de junho, o pronto-socorro da Santa Casa de Guaçuí é referência em assistência ao trauma na Região do Caparaó Capixaba.
O atendimento conta com uma equipe de profissionais que não medem esforços para oferecer o melhor atendimento para que o paciente tenha a possibilidade de se recuperar de lesões provenientes de: acidentes de carro, moto e bicicleta; quedas; entorses; fraturas e ferimentos graves dos membros.
Desde então, a equipe vem conquistando importantes resultados. Até 30 de setembro de 2022 foram realizados 1.436 atendimentos e 279 cirurgias, entre eletivas e de emergência, pelos especialistas de plantão, 24 horas por dia, todos os dias da semana.
“Da porta de entrada ao pós-cirúrgico, se necessário, todo o atendimento é acompanhando por uma equipe de ortopedia preparada para avaliar e assistir o paciente durante todo o processo de cuidado”, destaca Denis Vaz, administrador da Santa Casa de Guaçuí.
Você sabe como é o Protocolo de Atendimento ao Trauma?
O que é o protocolo de trauma? O protocolo de trauma, na verdade, é um conjunto de cuidados básicos extremamente importantes em algum evento acidental que visa garantir a sobrevivência dos envolvidos.
01 - Cuidados com via aérea e coluna cervical.
02 - Respiração e ventilação.
03 - Circulação e controle de hemorragia.
04 - Exame neurológico.
05 - Exposição e controle térmico.
O mais interessante desse protocolo é justamente que até mesmo uma pessoa completamente leiga no assunto, em caso de emergência pode, por meio de um treinamento adequado, identificar e aplicar alguns padrões necessários para ajudar a garantir a sobrevivência em uma situação de urgência.
Fonte: 90,5FM