01/09/2022 às 11h41min - Atualizada em 01/09/2022 às 11h41min

Samu entra em funcionamento na região

Manhuaçu e região

Toda as unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sob a coordenação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), entraram em operação nesta quarta-feira, 31.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, começou a sua operação nesta quarta-feira (31/08) em Manhuaçu e na macrorregião Leste do Sul. Na tarde da terça-feira (30/08) foi realizado um ato simbólico dando início aos trabalhos, na sede do SAMU em Manhuaçu.

Neste primeiro momento, por conta das operadoras de telefonia que atuam em Manhuaçu e também na região, ainda não terem realizado a mudança na operação do 192, para que a ligação seja encaminhada diretamente para a Central do SAMU em Juiz de Fora, o SAMU funcionará por meio do número (32) 3250 0450. Caso o cidadão for ligar de um telefone fixo deve discar 0XX(código da operadora do usuário) 32 3250 0450. A população também pode acionar o serviço pelo aplicativo 192 Fácil, disponível para celulares com sistema Android e iOS.



A implantação


Em 2021, o Governador Romeu Zema, em visita a Viçosa, anunciou a implantação do SAMU na macrorregião de saúde Leste do Sul, com a incorporação da região ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), contemplando 53 municípios.


A macrorregião conta com quatro Unidades de Suporte Avançado (USA’s), distribuídas nos polos das microrregiões, sendo duas em Manhuaçu, uma em Ponte Nova e uma em Viçosa, além de 19 Unidades de Suporte Básico (USB’s) nos municípios de Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Alvinópolis, Jequeri, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras e Viçosa.


Em maio deste ano, prefeitos da macrorregião assinaram o contrato de adesão ao Consórcio do Cisdeste, dando início a uma série de implantação e inaugurações das bases do SAMU na região. No dia 30 de junho, o Governador Zema esteve em Manhuaçu para participar da inauguração da base na cidade, como também fazer a entrega do serviço aos prefeitos da macrorregião.


SECOM Prefeitura de Manhuaçu

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90