31/08/2022 às 15h16min - Atualizada em 31/08/2022 às 15h16min

Ministério solicita reavaliação sobre horário de verão

Tema está em discussão

O Ministério de Minas e Energia (MME) solicitou uma reavaliação sobre a volta do horário de verão, suspenso em 2019, no primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em nota, o MME disse que avaliar medidas energéticas faz parte das atribuições da pasta e que, por isso, realiza “constantemente a avaliação técnica das melhores medidas disponíveis, de acordo com o contexto energético vigente, a fim de manter a segurança energética e a modicidade tarifária ao consumidor brasileiro”.

Desde o ano passado, representantes de empresas dos setores de turismo, alimentação e bebidas têm solicitado a integrantes do governo o retorno do horário de verão. Um pedido formal, assinado por várias entidades, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), foi enviado ao presidente.


Neste ano, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o pedido de reavaliação pelo MME foi feito em 19 de agosto, em reunião técnica entre o ONS e o MME, “tendo em vista o deslocamento da demanda máxima (que, atualmente, ocorre no meio da tarde) decorrente da crescente participação da geração solar distribuída”.

Porém, de acordo com o ONS, as avaliações apontam para uma situação muito mais favorável do que nos últimos dois anos, “não havendo, portanto, problemas para o abastecimento de energia elétrica no país”. O órgão finaliza a nota afirmando que “não há expectativa de adoção do horário de verão em 2022”.


Nenhum dos órgãos, no entanto, deu uma resposta conclusiva. O tema ainda está sendo discutido entre as áreas técnicas do ministério e do operador.
 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90