23/08/2022 às 09h51min - Atualizada em 23/08/2022 às 09h51min

Hidroponia leva conhecimento e renda para abrigo de idosos em Manhumirim

Alimentação de qualidade

SENAR MINAS

O administrador do Abrigo São Vicente de Paulo em Manhumirim, Carlos Roberto de Freitas, encontrou na hidroponia uma maneira de oferecer uma alimentação de qualidade aos 53 idosos internos na instituição.


Ele iniciou o cultivo de hortaliças como alface, agrião e rúcula em novembro de 2021 e, este mês, o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim, em parceria com o Sistema FAEMG, Sociedade São Vicente de Paulo e prefeitura local promoveu um curso de Hidroponia no abrigo.


Carlos contou que ele e o colaborador Antônio Silva são os responsáveis pelas estufas e foi a primeira vez que passaram por um treinamento específico sobre a atividade. “Conheci a hidroponia em uma faculdade em Matipó e achei que seria viável replicar a técnica por aqui. Fui ver o funcionamento de outras estufas, pedi algumas informações e começamos”.

 

O conhecimento proporcionado pelo curso do SENAR MINAS vai auxiliar na nova empreitada do gestor, que há quatro meses também passou a comercializar o excedente da produção. Em julho, a renda chegou a R$ 2 mil e o valor é usado nas despesas do abrigo, especialmente na compra de pão e leite.


“O curso veio para trazer melhorias. Até agora, produzíamos sem o domínio correto da técnica. O instrutor Milton Flores foi atencioso e nos ensinou a identificar e solucionar os problemas. Esse complemento na renda nos ajuda muito, e o treinamento vai nos possibilitar produzir com mais qualidade e ampliar a produção”.


A alface é o carro-chefe dos cultivos. Ela é vendida para uma lanchonete da cidade, no centro de Manhumirim e na porta da entidade, onde o responsável pela comercialização é o senhor Milo Verli, de 65 anos, residente do abrigo.


Milo também participou do treinamento e, segundo Carlos, está preparado e animado para atuar na estufa a partir de agora. “Ele vai ter mais uma atividade para manter a mente e o corpo em movimento e essa é mais uma conquista para nós, comentou o administrador.



Expansão e aprimoramento


Carlos destacou que os planos para o futuro são cultivar mais variedades, construir mais uma estufa para aproveitar o espaço disponível no local e continuar se capacitando. “Queremos fazer o curso de controle de pragas, nos aprimorar cada vez mais e colocar em prática tudo que aprendemos com o SENAR MINAS”.


Para o agente de desenvolvimento rural e vice-presidente do Sindicato do Produtores Rurais de Manhumirim, Rudson Curcio, realizar o curso no abrigo foi uma maneira de colaborar com o trabalho da instituição filantrópica e com a qualidade de vidas dos idosos. “Com o treinamento eles terão mais profissionalismo, vão conseguir manter uma produtividade constante e uma fonte de renda fixa para o abrigo”.

 

Serviço


Além de comprar as verduras, quem quiser colaborar com o Abrigo pode fazer doações de qualquer valor para a chave PIX 22296149000100 (CNPJ - Abrigo São Vicente de Paulo de Manhumirim). 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90