20/07/2022 às 13h03min - Atualizada em 20/07/2022 às 13h03min

Caparaó anuncia pagamento do piso nacional aos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde

Vitória da saúde

O prefeito de Caparaó, Diógenis Miranda, anunciou, na manhã desta segunda-feira, 19, em frente ao prédio da prefeitura, o pagamento do piso nacional aos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde para todos os contratados e efetivos, inclusive os direitos retroativos. Porém os servidores contratados o Ministério da Saúde não repassou o recurso , dessa forma a prefeitura se comprometeu de repassar aos servidores contratados com recurso próprio.

Com o novo piso, a partir de agora, que passou a vigorar a partir da publicação da Emenda Constitucional nº 120, em 05 de maio de 2022 e, estabelecida pela Portaria GM/MS 2.109, de 30 de junho de 2022, com valor de R$ 2.424,00 (dois mil e quatrocentos e vinte e quatro reais). Eles recebem hoje aproximadamente R$1.550.


Essa antecipação só foi possível porque a prefeitura vem economizando. O prefeito foi muito abraçado pelos agentes e agradeceu pelo carinho recebido.
“Quando você recebe o carinho de alguém é muito bom. Agora, imagina receber o carinho de uma categoria desses trabalhadores, que vão para ponta, que visitam as pessoas nas casas. A nossa gestão se preocupou o tempo todo em guardar dinheiro, para fazer justiça salarial. Eu estou muito feliz em receber esse agradecimento”.

Os Agentes Comunitários de Saúde atuam na promoção da saúde e na prevenção de doenças por meio de visitas domiciliares e acompanhamento de saúde de usuários do SUS. Estes servidores fazem a conexão da comunidade com os serviços de saúde.

Os Agentes de Combate a Endemias, ligados à Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, trabalham em contato direto com a população por meio do desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde, além de medidas de controle. Atuam diretamente nas iniciativas contra o mosquito da dengue e o mosquito borrachudo, por exemplo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90