14/07/2022 às 13h36min - Atualizada em 14/07/2022 às 13h36min

5G em Espera Feliz: Município deve receber o novo sinal em 2025

Tecnologia

 

O sinal de 5G pode ser liberado na capital mineira ainda em julho de 2022 e será implementado em todas as capitais brasileiras até o dia 29 de agosto deste ano, segundo o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O início da liberação nas demais cidades será gradual, até 2026, e a meta da Anatel é ter cobertura em todos os municípios até o final de 2029.


Já em Espera Feliz, e pequenas cidades da nossa região, a previsão é para 2025/2026.


 

O calendário de liberação do 5G nas cidades mineiras seguirá o tamanho da população de cada uma, começando pelas maiores, com mais de 500 mil habitantes, e prosseguindo até aquelas com 30 mil pessoas. Quase 85,7% das cidades mineiras não chegam a 30 mil habitantes, por isso começarão a receber o sinal gradualmente a partir de junho de 2023.
 

Com a iminência da chegada do 5G, cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, como Contagem, Betim e Nova Lima, preparam a infraestrutura ou pelo menos a legislação para regulamentar a implantação da tecnologia. Dados da Anatel mostram que 819 das 853 cidades mineiras, cerca de 96% do total, têm algum nível de planejamento para a chegada da inovação.


A Anatel pontua que o início da implantação do 5G não depende das iniciativas das prefeituras. As prestadoras de serviço deverão instalar os novos equipamentos do sinal nas torres onde já existem estações com 2G, 3G ou 4G. Cabe aos governos municipais definir as normas de instalação para guiar e expandir o serviço.


O planejamento da Anatel pode ser antecipado, desde que os requisitos para a implantação do 5G sejam cumpridos, como a instalação de antenas. Da mesma forma, entretanto, pode haver adiamento da liberação do sinal, por decisão do Conselho Diretor da Anatel, caso haja dificuldades técnicas, de acordo com a agência.



Confira quando sua cidade poderá ter a liberação do sinal de 5G:


1º de janeiro de 2023

Municípios com pelo menos 500 mil habitantes.
Uberlândia
Contagem
Juiz de Fora



30 de junho de 2023

Municípios com pelo menos 200 mil habitantes. Nessa etapa, 25% ou mais das cidades com até 30 mil habitantes também começarão a ser atendidas pelo 5G, mas a Anatel não especificou quais serão escolhidas, portanto a lista considera apenas os locais com mais de 200 mil pessoas.

Betim
Montes Claros
Ribeirão das Neves
Uberaba
Governador Valadares
Ipatinga
Sete Lagoas
Divinópolis
Santa Luzia



30 de junho de 2024

Municípios com pelo menos 100 mil habitantes. Nessa etapa, 50% ou mais das cidades com até 30 mil habitantes também começarão a ser atendidas pelo 5G, mas a Anatel não especificou quais serão escolhidas, portanto a lista considera apenas os locais com mais de 100 mil pessoas.

Ibirité
Poços de Caldas
Patos de Minas
Pouso Alegre
Teófilo Otoni
Barbacena
Sabará
Varginha
Vespasiano
Conselheiro Lafaiete
Itabira
Araguari
Ubá
Passos
Coronel Fabriciano
Muriaé
Araxá
Nova Serrana
Ituiutaba
Lavras



30 de junho de 2025 a 1° de Janeiro de 2026

A liberação continuará para pelo menos 75% de cidades com até 30 mil habitantes. Antes dessas datas, porém, parte das cidades com menos de 30 mil pessoas já deverão ter sido atendidas nas etapas anteriores, que preveem a cobertura gradual desses municípios.


Fizemos um resumo com as cidades da nossa região:

Mutum
Espera Feliz
Manhumirim
Ipanema
Divino
Lajinha
Simonésia
Matipó
Abre Campo
São João do Manhuaçu
Fervedouro
Miradouro
Santana do Manhuaçu
Martins Soares
Alto Jequitibá
Orizânia
Durandé
Tombos
Reduto
Alto Caparaó
Caiana
Caparaó
Faria Lemos
Carangola
Manhuaçu

 


Vale ressaltar que as datas podem ser alteradas de acordo com o calendário da ANATEL.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90