30/06/2022 às 16h18min - Atualizada em 30/06/2022 às 16h18min

Governo de MG inaugura SAMU Regional durante evento em Manhuaçu

Participação do Governador

O governador Romeu Zema inaugurou nesta quinta-feira, 30/06, em Manhuaçu, o SAMU Regional para atendimento a 53 municípios da macrorregião Leste do Sul. O novo serviço entra em operação nos próximos dias. 23 unidades de resgate também foram entregues na cerimônia realizada em frente à sede do Corpo de Bombeiros, onde também funciona a Base do SAMU.


Em seu discurso, o governador Romeu Zema destacou a conquista do SAMU para a região. “O SAMU vai representar um atendimento médico mais ágil, que muitas vezes significa salvar vidas. É preciso chamar atenção que este é um trabalho conjunto. Uma das características da nossa gestão é somar forças com os municípios. Isso está acontecendo em todas as áreas do Governo de Minas, não só na Saúde”, afirmou Romeu Zema.


Com o SAMU, a população de Manhuaçu e dos outros 52 municípios integrantes da macrorregião terá ganhos significativos em atendimento em saúde. O serviço dispõe de regulação médica especializada e atendimento qualificado, conexão direta com hospitais para encaminhamento de pacientes, além de interface com o Corpo de Bombeiros Militar.


Funcionamento

O SAMU tem uma Central de Regulação de Urgência Única coordenada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste). Somam-se a isso a aquisição de 23 ambulâncias distribuídas estrategicamente nas cidades da região para atendimento rápido nos casos de urgência e emergência.


A macrorregião contará com quatro Unidades de Suporte Avançado (USAs), distribuídas nos polos das microrregiões, sendo duas em Manhuaçu, uma em Ponte Nova e uma em Viçosa, além de 19 Unidades de Suporte Básico (USBs) nos seguintes municípios: Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Alvinópolis, Jequeri, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras e Viçosa.

Fonte: Portal Caparaó

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90