02/06/2022 às 12h33min - Atualizada em 02/06/2022 às 12h33min

Estudantes do curso FIC de Cafeicultor participam de visita técnica na região do Caparaó

Dores do Rio Preto

 

Alunos do curso de Formação Inicial e Continuada de Cafeicultor, oferecido pelo Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana a profissionais de São José do Calçado (ES), encerraram o mês de maio participando de sua primeira visita técnica. Os professores Antonio Alonso Cecon Novo e Lanusse Cordeiro de Araújo acompanharam os estudantes por propriedades localizadas na região de Dores do Rio Preto e Caparaó, onde puderam conhecer os processos de comercialização de café de qualidade, incluindo práticas de colheita e pós-colheita para obtenção de cafés especiais.

 

A primeira parada foi no Armazém Geral TPJ CAFÉ, em Dores do Rio Preto, e em seguida o grupo visitou as plantações de café nas fazendas localizadas no Caparaó. “Nossa aula de reconhecimento de campo foi de grande valia para nós, alunos. Tivemos a oportunidade de ver in loco a análise sensorial do café e também a sua classificação. Vimos como preparar um excelente café especial, agregando valor ao café colhido em nossas lavouras”, avaliou o aluno Jefferson dos Santos Souza. Para ele, o dia foi muito proveitoso.



Segundo o professor Antonio Alonso, as visitas técnicas são muito relevantes para a formação dos alunos. “Elas possibilitam aos estudantes fazerem uma ligação daquilo que eles fazem no seu dia a dia e comparar com outras realidades, tirando o melhor para aprimorar a prática e o manejo na sua propriedade e/ou lavoura”, explica.



O FIC – Os objetivos do curso incluem capacitar os agricultores na implantação da lavoura, correção e adubação do solo, colheita e comercialização do café; proporcionar novos conhecimentos e a reflexão sobre experiências cotidianas, no intuito de promover e estimular uma prática mais profissional; e aplicar os conhecimentos conceituais e práticos necessários para desenvolver as atividades propostas.



Serão 160 horas de capacitação, com dois encontros presenciais por semana. Além das aulas em São José do Calçado, também estão previstas atividades no IFF Bom Jesus, participações em eventos e visitas a propriedades para conhecimento de experiências exitosas na área.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90