26/05/2022 às 14h05min - Atualizada em 26/05/2022 às 14h05min

Vem Passarinhar Caparaó tem observação de 29 espécies de aves

Pássaros avistados no Parque

Foto: Naty Experiência Capixaba - Rota Verde

Entre os pássaros avistados no Parque Nacional estão alguns pouco vistos como o beija-flor-de-topete-verde.


A geada ainda tomava a vegetação do Parque Nacional do Caparaó, quando no último sábado (21), por volta das 7h, um grupo de nove pessoas partiu da portaria de Pedra Menina para a primeira edição do Vem Passarinhar na região capixaba.


A proposta era observar aves e, pelo menos, 29 espécies diferentes foram avistadas, algumas delas em mais de um exemplar. Entre os admiradores estavam uma pessoa de Juiz de Fora (MG), e outras de cidades do entorno do parque, como Espera Feliz (MG) e Divino de São Lourenço (ES), incluindo participantes da sede do município e do Patrimônio da Penha.


Para a coordenadora do Vem Passarinhar, Tatiana Pongiluppi, que é guia de turismo de observação de aves, o evento foi ótimo. “Mesmo com muito frio e tudo congelado, apareceram nove pessoas. Confesso que pra sete da manhã e nas condições que estavam, até que me surpreendi”, destacou.


Estima-se que no Parque Nacional do Caparaó existam cerca de 370 espécies de aves. Porém, a observação no Vem Passarinhar de apenas 29 delas não desanimou os participantes, que com alguns equipamentos, como máquinas fotográficas, conseguiram registrar imagens e cantos em meio à mata.


“Vimos um número pequeno de espécies, porque a gente ficou mais observando aves em altitudes elevadas, onde já fica uma vegetação mata alta montana, nebular, campos de altitude… Então, esse tipo de ambiente tem uma menor diversidade de espécies, mas ao mesmo tempo são espécies super importantes, exclusivas deste tipo de ambiente e que ocorrem em poucas montanhas do Sudeste do Brasil”, afirmou Pongiluppi, que trabalha com ornitologia, pesquisa e conservação de aves há 16 anos, dedicando-se também à educação ambiental.


Entre os pássaros observados estão algumas espécies pouco vistas como o beija-flor-de-topete-verde. Também foram avistados o jacuguaçu, a pomba-asa-branca, o besourinho-de-bico-vermelho, entre outros.


Para conferir todas espécies observadas basta acessar o link:

https://ebird.org/checklist/S110854874

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »