19/05/2022 às 13h09min - Atualizada em 19/05/2022 às 13h09min

Trilha Brigadeiro Caparaó é criada e em breve receberá turistas de todo Brasil

Turismo regional

Amanda Guiduci Marcial e Valéria Moreira / Caminhantes Caparaó

 

Divulgar as belezas naturais, através do Ecoturismo se tornou, nos últimos anos, uma brilhante estratégia para gerar emprego e renda, fomentar a economia, o turismo regional e, principalmente, o reflorestamento do bioma Mata Atlântica, através da criação de um corredor ecológico.



Pensando nisso, está em andamento o projeto “Trilha Brigadeiro Caparaó”.  Em breve os amantes da natureza poderão explorar as belezas naturais dos dois principais parques da região, conhecidos em todo o Brasil.



Serão mais de 100 quilômetros de belezas naturais. O curso da trilha passará nos municípios de Fervedouro, Carangola e Espera Feliz. Três das seis etapas do projeto já foram concluídas. O próximo passo será o geomapeamento da trilha, conforme preconiza o Ministério do Turismo.



O início da trilha será na entrada do Parque Estadual Serra do Brigadeiro e o fim na portaria de Pedra Menina, no Parque Nacional do Caparaó, tendo todo o seu trajeto em território mineiro. De acordo com a responsável pela implementação da Trilha, Amanda Guiduci Marcial, essa será a maior trilha autoguiada, pertencente ao Ministério do Turismo, na Zona da Mata Mineira.



Para que a economia das cidades que estão no entorno da trilha e das Unidades de Conservação seja fortalecida, é necessário o envolvimento de vários setor da sociedade. O grupo já conta com o apoio do ICMBio, SEBRAE, IEF,  Emater e UEMG  para o desenvolvimento de capacitações dos atores envolvidos direta e indiretamente. A meta será fortalecer os serviços ofertados aos frequentadores da trilha.



Outro desafio será o custeio do projeto. Todo investimento girará em torno de R$ 360 mil. Para isso, serão firmadas parcerias de diversas maneiras, através do poder público e instituições privadas.



Embaixadora da Trilha


Recentemente a montanhista ex-catadora de materiais recicláveis, Aretha Duarte, a convite da Prefeitura de Carangola, visitou as instalações dos parques e conheceu de perto todo o projeto que será desenvolvido.


Aretha ficou conhecida nacionalmente por ser a sexta mulher brasileira e a primeira mulher negra, latino-americana a subir o cume do monte Everest, a montanha mais alto do mundo.


Aretha aproveitou e participou de uma roda de conversa no Parque do Brigadeiro e falou sobre empoeiramento feminino, esporte, meio ambiente na construção da saúde física e mental.


Cerca de 60 mulheres de diferentes idades que residem nos distritos de Bom Jesus do Madeira e São Pedro do Glória em Fervedouro estiveram presentes. Aretha aceitou o convite e se tornou a embaixadora da trilha.

 

Fonte : Rádio Muriaé


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Destaque Diário Publicidade 1200x90